PUBLICIDADE

Mobilidade urbana e a centralização de Ponta Grossa

A cidade cresceu em uma área de relevo extremamente acidentado, o que dificulta a ligação entre bairros e, consequentemente, direciona o fluxo ao centro

Imagem ilustrativa da imagem Mobilidade urbana e a centralização de Ponta Grossa

Por Victor Carbonar

                Essa semana, seguimos abordando a temática da “Mobilidade Urbana”. Segundo estimativas recentes, Ponta Grossa conta com uma frota de mais de 187 mil veículos, o que impacta significativamente a mobilidade da cidade. Com enormes problemas no tráfego em horários de pico, o Município busca alternativas para aliviar o trânsito no centro e melhorar o fluxo nas principais vias. Por isso, entre os dias 28 e 30 de Março, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) testou um projeto que propôs a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na área central, com o objetivo de desafogar a Rua Balduíno Taques e a Avenida Vicente Machado.

                Entretanto, embora o projeto seja interessante no que diz respeito à otimização da trafegabilidade por essas duas importantes vias, ele talvez não seja suficiente para mudar o atual cenário, uma vez que para isso seriam necessárias outras medidas em conjunto.

                Em primeiro lugar, devemos entender que a cidade cresceu em uma área de relevo extremamente acidentado, o que dificulta a ligação entre bairros e, consequentemente, direciona o fluxo ao centro. Ou seja, muitas vezes, para ir de um bairro a outro, obrigatoriamente temos que passar pelas principais avenidas da área central.  Se houvessem maiores investimentos em pavimentação e melhorias em pontes e interligações periféricas, poderíamos amenizar esse problema.

                É importante compreendermos que Ponta Grosa é, em muitos aspectos, extremamente centralizada. Isso significa que quando necessitamos de determinados serviços, precisamos nos deslocar até as principais áreas de comércio e negócios (Centro), o que acaba por aumentar o trânsito na área, principalmente nos fins de semana. Para mudar esse quadro, o Município poderia adotar medidas de incentivo ao desenvolvimento das áreas comerciais, institucionais e culturais nos bairros, com o objetivo de aproximá-las dos moradores e, consequentemente, diminuir o tráfego de veículos e ainda incentivar a caminhada e o uso da bicicleta.

                Também, é essencial realizar grandes melhorias no transporte coletivo, tornando-o mais convidativo aos cidadãos, uma vez que são comuns os atrasos e a superlotação dos ônibus. Além disso, é necessário estudar melhor as rotas e os horários, propondo também o acesso à informação de qualidade por parte dos usuários.

                Ainda, é urgente recuperarmos nossas calçadas e realizar as adaptações e modificações necessárias, tornando nossa cidade mais acessível e integrada. Aliado à isso, propor uma rede cicloviária na cidade auxiliaria na diminuição do número de automóveis nas ruas, além de todos os benefícios à saúde e ao meio ambiente. Há pouco tempo atrás o Governo Municipal comunicou o início da operação das ciclofaixas na Avenida Dom Geraldo Pellanda, em Uvaranas e há ainda a proposta de um sistema cicloviário interligando o Parque Ambiental a algumas áreas da cidade, no que seria chamado “Parque Central”. Porém, esse último permanece apenas no papel. Da mesma forma, incentivar a caminhada e os meios de transporte que poluem menos é fundamental.

                Essas medidas, quando tomadas de fato, poderão alterar significativamente o atual cenário da mobilidade na Princesa dos Campos. Algumas já estão em andamento, mas há muito o que se fazer. Temos um longo caminho pela frente e a possibilidade de um futuro melhor e mais bem pensado. Mas enquanto isso não acontece, necessitamos estar prontos para o estresse do dia a dia, contando com muita paciência, buscando rotas alternativas e vias rápidas para nos locomovermos pela cidade.

Victor Carbonar é estudante e colaborador do JM

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE