PUBLICIDADE

Safra de trigo supera a expectativa

Pouquíssimo trigo ainda se vê nas lavouras na área onde a Capal Cooperativa Agroindustrial atua. Aproximadamente 95% da safra já foi colhida e muitas áreas estão novamente em fase de plantio.
Avaliando os números, percebemos que a produção foi bastante satisfatória, alcançando números maiores do que o estimado. A produção total alcança hoje 176.702 toneladas, sendo que o estimado era de 131.045.

A safra de trigo 14/14 na região onde a Capal atua inicialmente mostrou dificuldades de semeadura durante o período de 15 de abril até a 15 de maio devido a falta de chuvas, após esse período foi possível a implantação da cultura. O desenvolvimento vegetativo, florescimento e frutificação ocorreram dentro da normalidade.
Apesar das chuvas em períodos críticos e do ataque de algumas doenças, o saldo foi positivo para a cultura. Alguns fatores proporcionaram a boa produtividade alcançada pelos produtores: tecnologia de semeadura com redução do número de plantas/ha, fertilização conforme recomendações técnicas, controle fitossanitário com acompanhamento técnico dessas aplicações mediante a real necessidade.

De acordo com o gerente comercial da Capal, Eliel Magalhães Leandro, os preços pagos nesta safra não estão sendo satisfatórios para o produtor, se comparados com os dos dois últimos anos, quando eram mais atrativos. Em síntese, estamos vendo alta produtividade e baixos preços.
Também aconteceram vendas para tradings, que através do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor têm comprado para exportação. Boa parte dos grãos já foi vendida, tanto para o Moinho Herança Holandesa, da Intercooperação, como para outros que mantém operações. Mesmo diante dos preços praticados hoje no mercado, a Capal registra a venda de 45% do volume.

IMPREVISTO
Chuva em excesso afetou o grão

Ao contrário dos grãos de verão, que sofre com a escassez de chuva, o trigo, cereal de inverno, ainda em campo, foi prejudicado pelo excesso de chuvas no final de setembro. Cerca de 80% do volume de produção esperado já foi colhido e a previsão de colher acima de 4 milhões de toneladas do grão não vai se realizar. Serão colhidas em torno de 3,86 milhões de toneladas. As chuvas comprometeram a produção. Ainda assim será um volume recorde no Paraná, mais do que o dobro em relação ao ano passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE