PUBLICIDADE

Calmaria soterrada

‘Força Maior’ usa avalanche como metáfora para falar de crise conjugal e da figura do homem como protetor 

Em ‘Força Maior’, do diretor sueco Ruben Östlund, existe uma cena simples, mas importantíssima. A partir dela, todo o filme será estruturado. O casal Tomas (Johannes Kuhnke) e Ebba (Lisa Loven Kongsli) visitam uma estação de esqui com os dois filhos. Enquanto almoçam, uma avalanche vem em direção às pessoas que estão em primeiro plano. Ao fundo da cena do restaurante, toneladas de gelo deslocam-se em direção aos personagens.

O incidente acaba revelando-se apenas um grande susto. Não há vítimas. Ou quase. Algo ficará profundamente marcado para a esposa Ebba: em meio ao perigo, ela vê o marido fugir e deixá-la para trás com os filhos. Instinto de sobrevivência? Covardia? Desleixo? Egoísmo? Independente da resposta, o que se vê é o início de uma espiral de constrangimento e mágoa que só tende a crescer. Uma espiral porque atinge a todos, dos filhos aos demais personagens. E acaba vindo para o lado de cá da tela. Para o espectador, é difícil não se deixar levar pelo incômodo que o incidente provoca no relacionamento do casal.

Literal e metafórica, a massa gélida em direção às pessoas no restaurante desencadeia não apenas uma crise entre Tomas, Ebba e filhos. Ela abre margem para visualizar uma “avalanche” sobre a própria figura do homem enquanto pai, protetor, patriarca, base sobre a qual a família se sustentaria. O filme flui bastante coerente com sua proposta de expor a decadência de um relacionamento e da imagem masculina como centro da estrutura familiar.

No mínimo, o que o trabalho de Ruben Östlund quer mostrar é a natureza humana livre do rótulo de gêneros, uma vez que homem também pode chorar, tem suas fraquezas, não é infalível e pode receber o abraço de uma família aninhada como animais acuados diante de um perigo extremo ou do frio. Bonito, singelo e digno de atenção.

Tiago Luiz Bubniak - [email protected]
Jornalista e crítico de cinema

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE