PUBLICIDADE
Coluna 'Na Trilha da Fé': “Vida longa aos carismáticos!”
Coluna 'Na Trilha da Fé': “Vida longa aos carismáticos!” -

Coluna 'Na Trilha da Fé': “Vida longa aos carismáticos!”

Um movimento eclesial que evangeliza através dos grupos de oração. Assim a Renovação Carismática Católica é definida pelos seus servos. O movimento fará 55 anos no mundo em fevereiro. Nasceu do encontro de alguns jovens universitários, em 1967, em Pittsburg, Pensilvânia, nos Estados Unidos. Cerca de 30 pessoas, jovens estudantes e professores universitários, passaram o final de semana em um retiro de oração e estudo da Bíblia, e, acabaram tendo “uma experiência transformadora do Batismo no Espírito Santo”1 Em preparação para esse retiro, leram e estudaram os quatro primeiros livros dos Atos dos Apóstolos e o livro ‘A Cruz e o Punhal’, do pastor protestante David Wilkerson.“ Mal sabiam eles que este evento seria o estopim de uma das maiores manifestações da ação do Espírito Santo na Igreja”2.

Em 1971, começou a história cinquentenária da RCC na Diocese de Ponta Grossa. Tudo se iniciou em Telêmaco Borba, com a fundação do primeiro grupo de oração do Paraná, que está entre os primeiros do Brasil. A ata da primeira reunião, em 10 de janeiro de 1972, registra que a Renovação Carismática foi trazida ao município pelos padres americanos Estevão Siget e Daniel Piekarski. Esse primeiro encontro ‘oficial’ seria fruto igualmente de um retiro espiritual ocorrido na Fazenda Velha, em 28 de novembro de 1971.  A reunião do grupo aconteceu no salão 2 da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O pároco na época era o padre redentorista Miguel Nascimento Neto e o diretor espiritual, o também americano, padre Geraldo Oberle. A RCC teve muitas dificuldades nos primeiros anos, consta da ata, e conseguiu vencer muitos obstáculos, “tendo evoluído bastante desde quando o Dom Murilo Sebastião Krieger assumiu”.

No último dia 6 de novembro, aconteceu o Congresso Diocesano Jubilar em comemoração aos 50 anos do movimento na região. O congresso ocorreu em Telêmaco Borba, cidade do Grupo de Oração Alegria no Senhor, responsável por desencadear o agir do Espírito para toda a Diocese e todo o Paraná, e, que está em atividade até hoje. O momento contou com a presença do coordenador estadual, Miguel Machinski, e de Patrick Rodrigues, coordenador arquidiocesano do movimento em Maringá. Ambos conduziram as pregações e os momentos de oração. Participaram quase todos os membros do Conselho da RCC da Diocese de Ponta Grossa e integrantes de Telêmaco Borba, que estiveram presencialmente na igreja matriz Nossa Senhora de Fátima. Tudo pode ser acompanhado pelas redes sociais.

Foi enviado convite aos dez ex-coordenadores diocesanos, que foram homenageados com uma placa comemorativa pelo tempo que estiveram à frente do movimento. Dos que puderam comparecer, receberam a homenagem os diáconos Luiz Freytag, Isoil Correia e Agostinho Basso, Edenelson Cordeiro, Adriano Basso e o atual coordenador Flávio Dobrzanski. Alguns coordenaram o movimento por dois períodos. Dobrzanski é o atual coordenador diocesano. Homenageada também Dejanira Margarida Correa, a serva mais longeva da Renovação no estado. Ela está há 48 anos no grupo Alegria no Senhor. Houve ainda Adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, celebrada pelo pároco, padre Primo Hypólito. Hoje, são 75 grupos de oração ativos na Diocese de Ponta Grossa, com aproximadamente 900 servos. O assessor espiritual é padre Wagner Oliveira.

FONTE:

 - 1 e 2 Renovação Carismática Católica

- Grupo de Oração Alegria no Senhor

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE BOM DIA ASTRAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE