PUBLICIDADE

Frísia investe R$ 30 mi em expansão no Norte

O estado do Tocantins, localizado na região Norte do país, foi o escolhido pela Frísia para a Cooperativa expandir suas fronteiras.

No momento o local recebeu quatro silos para a armazenagem de grãos
No momento o local recebeu quatro silos para a armazenagem de grãos -

Obras de entreposto que já está em operação foram concluídas em março na cidade de Paraíso do Tocantins.

O estado do Tocantins, localizado na região Norte do país, foi o escolhido pela Frísia para a Cooperativa expandir suas fronteiras. Foi lá, na cidade de ‘Paraíso do Tocantins’, mais de 1,5 mil quilômetros distante de Carambeí, sede da Cooperativa, é que Frísia concluiu, neste mês de março o investimento de R$ 30 milhões em um entreposto. Os estudos para a expansão para este Estado foram iniciados há cerca de três anos, com posterior compra de um terreno de aproximadamente 200 hectares, onde as obras estruturais foram iniciadas no mês de agosto do ano passado. Trata-se do Projeto Novas Fronteiras Agrícolas.

Essa expansão, em outro estado mais distante, ocorre em função do Tocantins apresentar grande possibilidade de expansão agrícola, algo que ainda não é muito explorado por lá. “A intenção é criar novas possibilidades para que agricultores tenham a possibilidade de crescer onde existe uma grande fronteira agrícola e condição climática estável. Estamos buscando criar condições para que os cooperados possam buscar mais áreas de cultivo que aqui estão limitadas”, declara Anacleto Luis Ferri, gerente agrícola da cooperativa. De acordo com ele, a Frísia está trabalhando em via de mão dupla: tanto com produtores daqui da região, que possam expandir seus negócios adquirindo novas áreas no Norte, quanto agricultores daquela região que queriam trabalhar dentro da filosofia do modelo cooperativista.

Neste primeiro momento, com as obras concluídas em março, o entreposto começou a receber soja no dia 10 de março. A partir de abril, o entreposto também começará a receber milho safrinha. No local, é feito o recebimento, secagem e armazenagem dos grãos. Estruturalmente o entreposto possui quatro silos (cada um com capacidade de 6 mil quilos), secador, tombador, balança e escritório. Futuramente, será instalado, nesta área, um campo demonstrativo e uma pequena floresta para a produção de madeira (eucalipto).

Dentro de cinco anos, com a expansão dos negócios e a ampliação de cooperados, o objetivo é ampliar o entreposto. “Pretendemos continuar os investimentos. Acreditamos que em cinco anos podemos triplicar a capacidade que temos de armazenagem, chegando a 100 mil toneladas com a construção de novos silos”, completa. Segundo ele, o atual projeto gerará 15 vagas de emprego diretas.


Exploração da atividade leiteira não está descartada
Inicialmente a expansão no Estado do Tocantins visa à atividade agrícola. Entretanto, ingressar em outros ramos, como do segmento leiteiro, não está descartado. “Lá já existe projetos de leite. Mas, no momento, não estamos pensando nisso. Não estamos descartando, já que no futuro pensamos em expandir novos negócios”, declara. Para o futuro, no prazo de cinco anos, a expectativa é de que a cooperativa atinja, com as terras de associados, uma área de 30 mil hectares.


A cidade
Localizada na região central do Tocantins, a cidade escolhida como a sede da expansão da Frísia, Paraíso do Tocantins, é um dos maiores municípios daquele estado. Ele tem cerca de 50 mil habitantes e faz fronteira com a capital, Palmas, separado da capital pelo Rio Tocantins, com o centro da cidade distanciando cerca de 50 quilômetros da maior cidade do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE