menu

Irati distribui alimentos para auxiliar famílias vulneráveis

Programa 'Compra Direta' entrega cerca de duas toneladas por semana

Desde mês de agosto, as famílias atendidas pelos CRAS, CREAS e acolhimentos institucionais da Secretaria de Assistência Social de Irati podem contar com um complemento alimentar muito importante. As verduras, frutas e panificados, provenientes do Programa Compra Direta, têm atendido, em média, 250 famílias por meio da distribuição de cerca de duas toneladas entregues toda a semana. No total, a iniciativa entrega cerca de 8 toneladas por mês.

Esta parceria entre município e o Governo do Estado visa garantir o direito básico e fundamental da alimentação, além de fortalecer a agricultura familiar paranaense por meio da aquisição de alimentos de cooperativas e associações, dando prioridade aos alimentos organicamente cultivados.

“Políticas sociais como esta se fazem cada vez mais urgentes,, principalmente em um contexto social como de uma pandemia, em que a renda e a saúde de muitas famílias foram fortemente afetadas. destaca a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich. 

Ela também comenta que este programa promove a inclusão social no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar. “O alimento, além da saciedade, traz saúde física e emocional. Desta forma, esta parceria institucional tem como objetivos principais garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional”, reforçou a responsável pela pasta. 

Durante a pandemia, a gestão do prefeito Jorge Derbli (PSDB) adotou uma série de medidas para garantir o apoio necessário aos moradores. Uma das principais ações contemplou a criação do ‘Cartão Prato Cheio’. A iniciativa foi implementada como um auxílio financeiro para a compra de alimentos em locais credenciados.

O programa iniciado em junho deste ano consistiu em três parcelas de R$ 150 para as pessoas em situação de vulnerabilidade. De acordo com a prefeitura, cerca de 3.5 mil famílias que recebem apoio do Bolsa Família na cidade tiveram acesso ao cartão. A administração municipal pretendia injetar R$ 1,8 milhão na economia local a partir desta proposta.


Assistência Social oferta 200 cursos

A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), está ofertando para a população de Irati mais de 200 cursos online e gratuitos. Os cursos disponibilizados atendem a diversas áreas, como educação, saúde e bem-estar, administração e empreendedorismo, governança doméstica, Informática e Línguas. As inscrições  estão sendo realizadas nos CRAS, CREAS e no Departamento da Política da Pessoa Idosa. Todas as atividades estão sendo ofertadas na modalidade EaD.

Últimas Notícias
Esporte 16/09/2021 ás 21:27h
Ponta Grossa 16/09/2021 ás 20:30h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/390000/capa_00393458_0_202109142258.jpg?xid=1133705
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades