PUBLICIDADE

PG terá recursos de R$ 1 mi para monitorar qualidade do ar

Modelo da estação meteorológica que será instalada no Parque Ambiental, em Ponta Grossa
Modelo da estação meteorológica que será instalada no Parque Ambiental, em Ponta Grossa -
Com o aumento de 4.883 veículos circulando pelas ruas de Ponta Grossa entre setembro de 2015 e abril de 2016, atingindo a marca de quinta maior frota do Paraná segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran/PR); um crescimento populacional de 0,96% (somos hoje 341,1 mil habitantes) e a atração cada vez maior de novas indústrias, a análise da qualidade do ar nunca se fez tão necessária como agora, principalmente em relação a poluição. 
Nesse sentido, começou nesta semana a instalação de uma central de monitoramento do ar no Parque Ambiental, na região central da cidade, próximo a 1ª Companhia de Polícia Militar (PM). A informação foi confirmada pela secretária Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Tuma Hilgemberg.
Fruto da parceria entre o Governo do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Prefeitura, o investimento chega a R$ 1,2 milhão. “O município será o terceiro no Estado a receber essa nova leva da tecnologia depois de Paranaguá e Maringá”, detalhou Patrícia. Outros três equipamentos já foram adquiridos e devem ser repassados para mais municípios em breve. 
A compra de novas estações de monitoramento faz parte de um convênio assinado em 2012 com o Banco Mundial (Bird) para modernização dos sistemas de gestão ambiental do Paraná. “O objetivo da estação é o de observar continuamente as concentrações na atmosfera de quaisquer poluentes que afetem a qualidade do ar”, descreveu Patrícia. O funcionamento efetivo da central está previsto para a primeira semana de novembro. “Será uma nova tecnologia controlada em tempo real que irá favorecer a cidade”, complementou Patrícia.
Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, essas estruturas são uma importante ferramenta para o conhecimento das emissões em cada região do Estado. “Com isso, o IAP poderá  atuar de maneira preventiva. Conseguiremos acompanhar os principais poluentes emitidos em cada região antes de liberar qualquer novo licenciamento ambiental e garantir melhor qualidade de vida para toda a população paranaense”, explicou. 
Desde a década de 1980, o Paraná se destaca no país no desenvolvimento de políticas públicas para controle de emissão de gases poluentes de fontes fixas (empresas e indústrias) e monitoramento da qualidade do ar.
Dados ajudarão em projetos
Ainda com base na secretária Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Tuma Hilgemberg, os dados obtidos com o monitoramento serão importantes para a elaboração de projetos dentro da pasta. “Certamente auxiliará e muito no direcionamento das nossas ações”, comentou. Outro benefício está atrelado ao apoio a pesquisa por parte das instituições de ensino superior do município. “Vamos poder contribuir de maneira mais efetiva com as pesquisas que tratam do Meio Ambiente”, finalizou. 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE