PUBLICIDADE

Alunos da UTFPR concluem primeiro carro elétrico do PR

Com patrocínio de empresas locais, estudantes da UTFPR apresentam veículo após dois anos de trabalhos

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da UTFPR concluem primeiro carro elétrico do PR

Estudantes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa apresentam, na próxima sexta-feira (24), o primeiro carro elétrico do estado. O Force One foi finalizado na última segunda-feira (20) e, pela primeira vez, será apresentado à comunidade. 

O veículo foi desenvolvido por oito estudantes de diversos cursos de engenharia da UTFPR, dentro do projeto UTForce e-Racing. Os trabalhos iniciaram em setembro de 2015, com o desafio de criar um carro sustentável, com nenhuma emissão de gases poluentes. 

Na prática, UTForce e-Racing é uma equipe criada para participar da competição nacional da Fórmula SAE, em São Paulo. O concurso, criado para fomentar soluções criativas para veículos automotores, começa na próxima quinta-feira (30). Os estudantes de Ponta Grossa serão os únicos representantes do Paraná na Fórmula SAE. "Ficamos sabendo da competição e vimos que ainda não havia um carro sendo desenvolvido no Paraná. A gente começou com o projeto em 2015 e, a partir disso, começamos a construir o carro", conta o estudante de Engenharia de Produção, Mateus Pereira, que é  diretor administrativo do projeto. 

O veículo, testado com sucesso na última segunda-feira, custou cerca de R$ 50 mil aos estudantes. O projeto só foi viável graças ao patrocínio de empresas locais. "Corremos atrás de patrocínio e isso foi bem difícil, porque a universidade apoiava a gente com muito pouca coisa. Mas conseguimos conseguimos muita coisa aqui em Ponta Grossa. Quase 70% desse valor é de patrocínio de empresas da região", afirma. 

O carro conta com seis baterias elétricas de 72 volts. A UTForce criou também um carregador para as baterias. "A gente liga ele (o carregador) em uma tensão da rede normal. Ele faz a carga das bateria em aproximadamente duas horas e meia.  É um grande avanço para a UTForce. Somos uma das poucas equipes que criaram o seu próprio carregador", explica o estudante Tiago Alves, diretor do projeto eletrônico do Force One. 

A apresentação do veículo acontece na sexta-feira, no auditório principal da UTFPR, a partir das 18 horas. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE