PUBLICIDADE

Novo prédio da biblioteca da UEPG completa um ano

Sede da Biblioteca Central fica no Campus de Uvaranas e foi inaugurada em 2018. Local tem mais de 48 mil exemplares disponíveis à comunidade acadêmica

Novo prédio da Bicen celebra um ano com fortalecimento de serviços
Novo prédio da Bicen celebra um ano com fortalecimento de serviços -

Sede da Biblioteca Central fica no Campus de Uvaranas e foi inaugurada em 2018. Local tem mais de 48 mil exemplares disponíveis à comunidade acadêmica

O novo prédio da Biblioteca Central Professor Faris Michaele (BICEN), localizado no Campus de Uvaranas, completa um ano de inauguração nesta quarta-feira (27). O local possui mais de 48 mil exemplares de 27 mil títulos distintos e abriga a parte administrativa da Biblioteca, além de uma série de serviços que são oferecidos à comunidade externa e à comunidade interna.

Eunice Novaes é diretora da Biblioteca e lembra que o atendimento ao público vem sendo feito no novo prédio desde agosto de 2018. “A mudança do acervo foi realizada em julho e temos atendido o público desde agosto neste novo prédio”, explica Eunice. “Com a nova estrutura, realizou-se um grande sonho que tinha mais de vinte anos de unir neste prédio a parte administrativa e o atendimento”, conta a diretora.

Com a mudança, o prédio central da Bicen passou a contar com uma estrutura ampla e confortável. “A mudança trouxe conforto para estudantes e funcionários”, lembra Eunice - atualmente 17 servidores(as) atuam na Biblioteca do Campus de Uvaranas. “Todos os serviços continuam, com uma infraestrutura bem melhor. Temos uma sala da biblioteca digital, uma sala especial apenas para treinamentos e oficinas e um espaço apenas para processamento técnico, local que se processa todo o material”, explica a diretora.

Oferta de serviços

Um dos serviços ofertados pela Bicen são as oficinas de Orientação Bibliográfica e de Normatização. As atividades são abertas à comunidade acadêmica. Docentes da graduação e pós-graduação podem solicitar o serviço para suas turmas. A bibliotecária Angela de Oliveira explica que as oficinas abordam a busca em acervos on-line de bases de conhecimento e edição de publicações acadêmicas.

Segundo Oliveira, os treinamentos trabalham desde modelo de citação e referência até apresentação formal dentro das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e International Committee of Medical Journal Editors.

A professora do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública, Carla Luiza da Silva, levou estudantes da disciplina de Metodologia Científica do Curso de Enfermagem para participarem do treinamento. Para Silva a oficina serve de conteúdo complementar à disciplina. Ela ressalta que assim os alunos conhecem um dos serviços da Bicen e são assessorados por profissionais especializados.

Silva conta que o treinamento foi dividido em duas semanas, o primeiro encontro apresentou bases de conhecimento da área de Saúde e com filtrar o acervo disponível on-line. O segundo encontro teve foco na formatação de trabalhos no padrão Vancouver, adotado para publicações da área. “É importante que eles saibam a construção passo a passo”, enfatiza Silva.

Um dos temas abordados com os alunos de Enfermagem foi a mudança das regras ABNT quanto a formatação de artigo e referência. A diretora da Bicen, Eunice de Novais, destaca o trabalho dos funcionários da biblioteca em estudar as mudanças. De acordo com Novais, o estudo tem sido feito em grupo e deve gerar a reedição do manual de normatização publicado pela UEPG.

As oficinas ocorrem na sede do Campus de Uvaranas da Bicen durante todo o ano. Podem ser agendadas através do e-mail [email protected], pelo telefone (42) 3220-3381 e presencialmente.

Bicen registra cerca de vinte livros diariamente

Para um livro chegar às prateleiras da Bicen, a obra deve passar antes pela Seção de Tratamento da Informação. Este setor é responsável por receber os livros e periódicos que chegam na biblioteca, avaliá-los, e incluí-los no sistema de arquivo da instituição.

“Nosso trabalho aqui é operacional. É o coração da biblioteca”, avalia a coordenadora da Seção de Tratamento e Informação, Maria Luzia Fernandes dos Santos. Segundo a técnica em biblioteca Aline Mijelski, diariamente são processados em torno de vinte livros, com base na Política de Desenvolvimento de Coleções da universidade.

Cada livro, periódico, revista ou conteúdo em outros formatos passa pelo mesmo procedimento, que dura cerca de dois a três dias por peça.

A primeira etapa é a aquisição do material, que pode ser feita por compra ou doação. A compra é feita através de licitação e utiliza fundos da universidade e as doações acontecem sob um termo de autorização do doador. Elas são a principal forma de aquisição de materiais, segundo a diretora da Bicen Eunice Novais.

O livro então passa pelo processo de catalogação em que recebe a sua classificação numérica de acordo com a área do conhecimento que pertence. Em seguida, a obra é registrada e inserida no sistema on-line integrado da biblioteca a partir do seu título, data de publicação, autor e assunto. A consulta de livros pode ser feita utilizando estes dados registrados.

Esse sistema on-line é integrado entre os campi (Central e Uvaranas), o Hospital Universitário e o Colégio Agrícola e a biblioteca digital da universidade.

Intercâmbio e publicações raras

Outra função da Seção é de disponibilizar obras da UEPG para doação ou troca com outras universidades, de acordo com as demandas por material de suas bibliotecas. Uma quantidade excessiva de cópias de um material, por exemplo, pode iniciar um processo de intercâmbio.

A Seção de Tratamento de Informações também trabalha com o restauro de obras da biblioteca e o eventual descarte de materiais, a partir de uma série de normas técnicas. O setor armazena uma coleção de livros antigos de diferentes áreas do conhecimento, que estão preservados devido a sua relevância ou raridade. 

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE