PUBLICIDADE

Educação não vai abonar falta de alunos

Estudantes ausentes terão as faltas registradas. Professores e funcionários que não comparecerem ao trabalho também terão registro de falta e desconto em folha

Nos últimos dias menos de 4% das 2.143 escolas estaduais tiveram as aulas prejudicadas em razão de manifestações de sindicatos de servidores
Nos últimos dias menos de 4% das 2.143 escolas estaduais tiveram as aulas prejudicadas em razão de manifestações de sindicatos de servidores -

Estudantes ausentes terão as faltas registradas. Professores e funcionários que não comparecerem ao trabalho também terão registro de falta e desconto em folha

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte esclarece aos pais e responsáveis, alunos e profissionais do magistério que as escolas da rede estadual de ensino realizarão suas atividades normalmente até o início do recesso escolar, que acontece apenas em 15 de julho.

Até lá, a secretaria orienta que todas as aulas ocorram normalmente em todas as instituições de ensino na rede da educação básica, de maneira a evitar prejuízos no cumprimento do ano letivo e a necessidade de reposição de aulas.

Segundo a secretaria, alunos ausentes terão as faltas registradas. Professores e funcionários que não comparecerem ao trabalho também terão registro de falta no relatório mensal de frequência, resultando em desconto em folha.

Nos últimos dias menos de 4% das 2.143 escolas estaduais tiveram as aulas prejudicadas em razão de manifestações de sindicatos de servidores. A determinação é para que reposição das aulas não seja realizada em período de recesso e de férias. Conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) o calendário escolar é obrigatoriamente de 200 dias letivos.

Outra informação divulgada pelo Governo do Estado é que estão abertas, a partir de hoje, 27, até o dia 03 de julho, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação emergencial de professores, professores pedagogos, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e de auxiliares de serviços gerais. 

As inscrições podem ser feitas no endereço www.pss.pr.gov.br. Importante destacar que o profissional já contratado via PSS ou que teve o contrato prorrogado não precisa fazer nova inscrição.

Os editais 25/2019 e 26/2019, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, vão atender atender demandas emergenciais de contratação para disciplinas e funções que não são mais atendidas por falta de candidatos nas listagens de processos seletivos anteriores. A duração do contrato dos editais 25 e 26/2019 é até 31 de dezembro de 2019.

O governador Ratinho Júnior (PSD) minimizou a greve dos servidores públicos estaduais, iniciada na última terça-feira (25), em protesto pelo reajuste salarial de 4,94%, relativo à inflação dos últimos doze meses. "A greve é muito pequena. Nós contabilizamos 4% no Estado do Paraná. São alguns poucos professores. Mais sindicalistas. A grande massa dos professores têm consciência de sua missão", avaliou.

APP cobra respostas de secretário

Durante a manhã de sexta-feira (28), servidores públicos estaduais se mobilizaram em frente à Secretaria de Estado da Educação (Seed) para cobrar do secretário da educação, Renato Feder, sobre o terrorismo que a instituição vem praticando com os(as) trabalhadores(as) que estão em greve. No interior, os atos ocorreram em frente aos Núcleos Regionais de Educação.

Segundo relatos recebidos pela APP-Sindicato, servidores da educação estão sendo ameaçados de demissão, lançamento de faltas e desconto. A secretaria tem enviado também comunicados diários a diretores e educadores com ameaças para tentar desmobilizar a categoria.

Informações da Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE