PUBLICIDADE

Ambulatório do Campus Uvaranas realiza Semana da Saúde

<span style="font-family: inherit;">Evento&nbsp;</span><span style="font-family: inherit;">tem como objetivo levar informações à comunidade acadêmica sobre autocuidado físico, mental e social</span>

Evento tem como objetivo levar informações à comunidade acadêmica sobre autocuidado físico, mental e social
Evento tem como objetivo levar informações à comunidade acadêmica sobre autocuidado físico, mental e social -

Evento tem como objetivo levar informações à comunidade acadêmica sobre autocuidado físico, mental e social

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Ponta Grossa promove de 5 a 7 de agosto a 12ª edição da Semana da Saúde. O evento, realizado pelo Ambulatório de Saúde do Campus Uvaranas, tem como objetivo levar informações à comunidade acadêmica sobre autocuidado físico, mental e social.

O Pró-reitor de RH, Marcos Vinicius Fidelis, afirma que todo servidor, agente universitário ou professor é muito importante para garantir a qualidade da UEPG. “O Ambulatório de Saúde, através da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho – PRORH, preparou mais uma edição da Semana de Saúde com muito empenho e dedicação, com temas importantes e atuais que traduzem algumas das principais dúvidas que são apresentadas pelos nossos servidores", afirma o pró-reitor.

Atividades

No primeiro dia de atividades, a abertura acontece com um café da manhã às 8h30, seguido de palestra sobre autocuidado físico com a Nutricionista Fernanda Mattos, Mestre em Ciências da Saúde, e Bruno Marguerite, residente em Educação Física no Hospital Universitário. O palestrante ressalta a importância do tema de abertura. “Nos dias de hoje, com nossa rotina de trabalho e compromissos diários, manter-se fisicamente ativo pode ser a diferença entre desenvolver ou não doenças metabólicas ou cardiovasculares. Por isso, é importante aumentar os níveis de atividade física, como forma de cuidado a saúde”, diz Marguerite. No segundo dia, a psicóloga Roberta Salles da Costa e a professora de Educação Física, Rosemeide Legnani, abordam o tema autocuidado mental.

O Projeto Pró-Servidor, uma iniciativa da nova gestão da Reitoria, oferece aos servidores interessados diversas atividades relacionadas a prevenção e promoção da saúde, entre elas atividades físicas coletivas que acontecem no campus uvaranas. A ideia do projeto é melhorar, de forma global, a qualidade de vida dos(as) servidores(as), tanto com medidas curativas e também com ações de combate ao sedentarismo que, por sua vez, causam uma série de problemas de saúde.

A enfermeira responsável pelo Ambulatório Uvaranas, e organizadora do evento, Camila Batista Woicizack Paes, explica que a programação também promove o cuidado com o outro e a solidariedade como fatores que trazem bem-estar e saúde. “Cuidando do corpo, da mente e do próximo conseguimos manter o equilíbrio e viver bem”, afirma. Ela complementa que, pensando nisso, o evento já está arrecadando alimentos que serão entregues a uma instituição de caridade no dia 7 de agosto. Ela também ressalta que no último dia os participantes poderão doar sangue. “O último dia será exclusivo para o cuidado social, fazer o bem”, finaliza Paes.

Sobre a programação diferenciada do evento, Fidelis reforça o convite para que os servidores colaborem com a doação de alimentos e a doação de sangue. "É um ato de carinho com o próximo", enfatiza o Pró-reitor.

Inscrições

Os interessados em participar do evento podem se inscrever no Ambulatório de Saúde de Uvaranas ou pelo telefone (42) 3220-3744. Os participantes do evento e comunidade acadêmica em geral podem doar 1kg de alimento. A aixa de recolhimento já está no hall do Ambulatório.

Programação

05 de Agosto (segunda-feira)

08:30 – Coffe Break

09:00 – Autocuidado físico

* Bruno Marguerite (Residente de Educação Física HU – UEPG)

* Msc Fernanda Mattos (Nutricionista e Mestre em Ciências da Saúde UEPG)

10:15 – Atividade Física

10:45 – Encerramento do dia (Projeto Pró-Servidor)

06 de Agosto (Terça-feira)

09:30 – Coffe Break

10:00 – Autocuidado Mental

* Msa -  Roberta Salles da Costa (psicóloga)

* Dra – Rosemeide Francisca Legnani (Professora de Educação Física)

11:15 – Exercício

11:45 – Encerramento do dia (Projeto UEPG Abraça)

07 de Agosto

08:30 as 11:30 – Doação de Sangue

14:00 – Entrega de doações de alimentos arrecadados

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE