menu

PG recebe Etapa Regional de Olimpíada de Robótica

Neste ano 46 equipes de 10 municípios estão participando do campeonato

O município de Ponta Grossa será sede pela segunda vez da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento regional conta com a parceria do Clube da Robótica e acontece neste sábado (3), no Ginásio CIE Rogério Serman, na Chapada, das 9h às 17h. Neste ano, 46 equipes de 10 municípios da região se inscreveram para participar da seletiva. “Aqueles que passarem na fase regional seguem para a estadual, que acontece em Curitiba nos dias 16 e 17 de agosto”, conta o coordenador do Clube da Robótica, Evandro Kafka.

As Olimpíadas são realizadas em todo o Brasil e tem como intuito a inserção dos jovens no ambiente da Robótica e da Automação. “A robótica está presente em todos os lugares, e cada vez mais estará inserida no cotidiano das pessoas”, avalia Kafka, destacando a importância das crianças e dos jovens estarem ambientados com esta realidade.

Na modalidade prática da OBR, cada uma das equipes monta um robô que tem como objetivo o resgate. “Diversas plataformas são montadas para que o robô possa, por meio de linhas, completar as missões, e finalizar com o resgate”, explica o coordenador do Clube da Robótica, lembrando que a ideia é que os robôs – totalmente autônomos - façam o resgate de pessoas em um ambiente inóspito e hostil para o ser humano. As equipes podem utilizar a plataforma Lego da Robótica ou arduínos para a montagem dos robôs.

Em Ponta Grossa, cada uma das equipes inscritas deve passar uma vez por cada uma das três plataformas que serão montadas. “Os robôs recebem pontuação por cada etapa cumprida”, conta Kafka. Da Regional de Ponta Grossa sairão as equipes para participar da etapa estadual. No estado seis etapas regionais são realizadas antes do Salão Estadual de Robótica.

A etapa de Ponta Grossa é aberta ao público que quiser acompanhar o evento. “Queremos aproximar a robótica da população. Mostrar que é possível falar destas tecnologias com as crianças e os jovens”, comenta o coordenador do Clube da Robótica. A instituição, inclusive, fará demonstração de objetos criados lá no Clube. “Estaremos com nossa impressora 3D e outros objetos para exposição”, finaliza.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias
Bom Dia Astral 03/08/2019 ás 00:51h
RC Coluna 03/08/2019 ás 00:42h
Ponta Grossa 02/08/2019 ás 18:12h
Ponta Grossa 02/08/2019 ás 18:05h
Ponta Grossa 02/08/2019 ás 17:51h
Ponta Grossa 02/08/2019 ás 17:48h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/260000/cover_00269548_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades