PUBLICIDADE

Ipiranga reúne mais de 200 pessoas durante contação

Escolas celebrarão o Dia do Folclore com resgate de lendas locais e mais rodas de conversas intergeracionais

Município escolheu incluir nas filmagens do projeto, a lenda da ‘Lagoa dos Padres Jesuítas’ e a ‘Celebração da Morte’
Município escolheu incluir nas filmagens do projeto, a lenda da ‘Lagoa dos Padres Jesuítas’ e a ‘Celebração da Morte’ -

Escolas celebrarão o Dia do Folclore com resgate de lendas locais e mais rodas de conversas intergeracionais

A Secretaria de Educação Municipal de Ipiranga dará seguimento às atividades do projeto ‘Contos e Lendas’ do setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) neste mês de agosto. No Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, as escolas reiniciam o resgate das lendas locais com as rodas de conversas intergeracionais nas Escolas. “Cada escola terá a liberdade de trabalhar resgatando as lendas com metodologia e didática de sua preferência e de acordo com a idade de cada aluno”, conta Elediane Silva do Departamento de Cultura do município, lembrando que, das rodas, surgem textos, desenhos, cartazes, dobraduras, apresentação. “Ao final será realizada uma exposição”, antecipa.

Conforme Elediane, em Ipiranga, para resgatar as duas lendas que fazem parte do projeto da AMCG Cultura foram realizadas três Rodas de Conversas que reuniu cerca de 200 pessoas entre crianças e idosos. “Realizamos encontros na Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão, Escola Municipal Anita Taborda Púglia e também com turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos”, conta. Conforme a diretora, as escolas, inclusive, convidaram pais das crianças para contar os seus causos. “O Projeto das lendas em nosso município foi muito bem aceito pela comunidade. A troca de experiências e o resgate da cultura local, valorizando o conhecimento popular de nosso povo só nos trouxeram alegrias”, concluiu.

Em todas estas conversas não foram somente as lendas selecionadas que foram resgatadas. “Teve também a Lenda do Fusca, da Padroeira, e também lendas bem locais, de comunidades rurais”, conta a diretora. Na Escola Rural Indalécio, os alunos resgataram também fotos antigas da localidade, que serviu para ambientar a lenda contada. “Os alunos não conheciam a lenda que envolve a igreja deles. Foi uma experiência muito rica. Ao final eles expuseram todo o material resgatado”, relata.

A Lenda do Fusca relatada para os alunos se refere a um fato que ocorreu há alguns anos no município, na comunidade de Lustosa. A história é de um acidente fatal envolvendo um caminhão e o fusca, onde estava um casal de velhinhos. A comunidade garante que até hoje na rua do acidente, o fusquinha continua a roncar o seu motor. 

Já a Lenda da Padroeira relata um suposto milagre ocorrido em uma igreja da localidade Olho D’Água.  “Aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial em uma Fazenda próxima à Igreja”, contaram os moradores locais. Para suprir as necessidades da Guerra, soldados estavam em busca de mais homens para lutar. Então chegaram à Fazenda, a procura de seu dono para reforçar as tropas. Mas pela fé de sua esposa, Dona Anistarda, os soldados não obtiveram sucesso. “Ela tinha muita fé. Pediu para seu marido se esconder atrás do oratório da Igreja. Assim ele ficou invisível aos olhos dos soldados, que não levaram ninguém”, relata.

“As histórias resgatadas mostram quanta riqueza há em cada um de nossos municípios”, avalia a diretora e assessora de Cultura da AMCG, Katiane Pires, lembrando que o projeto está resgatando o patrimônio imaterial da região.

Projeto

Apesar de terem surgido diversos causos, somente duas Lendas foram escolhidas para o projeto ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’. A Lenda da “Lagoa dos Padres Jesuítas” e a da “Celebração da Morte”.

A Lenda da Lagoa dos Padres conta a história de Padres Jesuítas que moravam na Serra do Caixão onde hoje está instalado o município de Ipiranga. “Era 1865 e naquela época os serviços eram pagos com moedas de ouro. Os jesuítas acumularam muitas riquezas”, conta o produtor rural Cesar Barbosa. Sabendo dessas riquezas – que eram guardadas em grandes sacos dentro de caixões, bandoleiros foram saquear os padre. Dois deles conseguiram fugir, ao menos a princípio. Mas foram encontrados e mortos em uma Lagoa, a que hoje é chamada de “Lagoa dos Padres”. “O pessoal respeita muito o local”, garante o produtor garantindo que acontecimentos estranhos ocorrem por lá.

A lenda “Celebração da Morte” vai compor a coletânea de livros que será publicada pela AMCG Cultura. Ela conta a história trágica de uma noiva, antiga moradora na localidade de Lustosa em Ipiranga.

Veja a reportagem da Rede Massa sobre a Lenda da Lagoa dos Padres

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE