PUBLICIDADE

Hospital da Criança inicia cirurgia de média complexidade

Iniciativa do Município visa diminuir grande demanda de espera na área de otorrino, atendida pelo Estado

Iniciativa do Município visa diminuir grande demanda de espera na área de otorrino, atendida pelo Estado
Iniciativa do Município visa diminuir grande demanda de espera na área de otorrino, atendida pelo Estado -

Iniciativa do Município visa diminuir grande demanda de espera na área de otorrino, atendida pelo Estado 

A partir de segunda-feira (12), o Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira passará a realizar cirurgias de média complexidade da especialidade ligada a otorrinolaringologia, de urgência e emergência e que estejam em fila de espera para o procedimento. A novidade foi anunciada em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (9) pelo prefeito Marcelo Rangel e equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Ponta Grossa entrou em uma nova fase da Saúde, sabemos que sempre temos serviço para fazer e ampliar, mas também sabemos que estamos no caminho certo, com estruturas semelhantes ou melhores do que as particulares. Poder anunciar que nossas crianças serão atendidas nesta área em sua cidade natal, não precisando fazer tratamento fora de domicílio, é um super avanço”, comemora o Rangel.

As cirurgias serão feitas em crianças de dois anos até 11 anos, 11 meses e 29 dias, todas as terças e quintas-feiras. “Ao todo, faremos seis cirurgias por semana, priorizando as situações mais urgentes e que estejam próximo da idade limite. Esta novidade vem dar um plus no atendimento a criança. Sabemos que a responsabilidade é do Governo do Estado, mas entendemos as dificuldades e estamos sempre prontos para encontrar soluções e disponibilizar os melhores serviços para nossas crianças”, destaca a presidente da FMS, Angela Pompeu.

Hoje o município conta com 247 crianças esperando para realizar procedimentos de otorrinolaringologia. “Estamos há 15 dias fazendo os procedimentos para ajustar os detalhes e abrir para toda a fila. Temos uma profissional concursada que realizará as cirurgias nos nossos centros cirúrgicos inaugurados recentemente”, comenta a diretora do Hospital, Raquel Mocelim.

  A paciente Maria Luiza Santana, 11 anos, foi umas das primeiras crianças a passar pela cirurgia de retirada de amígdalas quando estava em fase de adaptação. A mãe dela, Camila Santana, conta que estava aguardando cerca de um ano e meio para ser chamada. “Eu estou muito feliz por ter feito a cirurgia aqui, adoro o atendimento deste hospital e dos profissionais, meus filhos, sempre que precisei trazer, foram bem atendidos. Só de saber que ela iria fazer aqui na cidade, não precisando viajar, já foi uma alegria”, ressalta a mãe.

Novos atendimentos

Além do procedimento cirúrgico, a estrutura contará com profissional odontológico para atendimento de crianças que estão internadas ou tiverem dentes quebrados e dor intensa. Os profissionais estarão à disposição da população pela manhã, tarde e noite. “Nossa população agora terá um atendimento de qualidade, dentro de uma estrutura fantástica que é o Hospital da Criança. Os profissionais estarão atendendo casos de urgência e emergência, mas também os pacientes que já estão internados”, diz o diretor do departamento de Saúde Bucal, Dr. Edson Alves. A população que tiver dúvida sobre horário de atendimento e qual o procedimento fazer em situações que envolvam face e boca, podem entrar em contato diretamente com o Hospital através do 3220-1050, ramais 4713, 4714 e 4715.

Na próxima semana, a população também passará a contar com exames de ultrassom realizados dentro do Hospital, não necessitando ser encaminhado para as clinicas conveniadas com a Prefeitura. Desta maneira, será possível ter um diagnóstico mais ágil e com maior facilidade. “O aparelho de ultrassom será usado para exames na região abdominal, tórax, por exemplo. As crianças internadas e os que derem entrada como urgência e emergência terão um resultado mais rápido, pois o equipamento é moderno, com resultados de imediato”, explica Raquel. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE