PUBLICIDADE

Diocese de Ponta Grossa instala Tribunal Eclesiástico

Diocese passa a ter seu próprio tribunal, que cuida dos processos de declaração de nulidade matrimonial Diocese passa a ter seu próprio tribunal, que cuida dos processos de declaração de nulidade matrimonial

Diocese passa a ter seu próprio tribunal, que cuida dos processos de declaração de nulidade matrimonial
Diocese passa a ter seu próprio tribunal, que cuida dos processos de declaração de nulidade matrimonial -

Diocese passa a ter seu próprio tribunal, que cuida dos processos de declaração de nulidade matrimonial

O Tribunal Eclesiástico da Diocese de Ponta Grossa está oficialmente instalado. Padre Athanagildo Vaz Neto foi nomeado vigário judicial diocesano. Os atos marcaram a pauta da última reunião geral do clero deste ano, realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Teixeira Soares, na quinta-feira (21). Extensa, a lista de assuntos constava ainda de exposições a cerca do Plano Diocesano de Pastoral, formação diocesana da Campanha da Fraternidade e o Encontro Diocesano de Preparação Litúrgico-Musical, marcado para fevereiro.     

 De acordo com o vigário judicial, padre Athanagildo, desde quinta-feira, a diocese passa a ter seu próprio tribunal, que cuida dos processos de declaração de nulidade matrimonial, daqueles casamentos entre batizados e também outros processos que estejam vinculados ao Código de Direito Canônico da Igreja Católica. “Nós nos desvinculamos do Tribunal Eclesiástico Inter-diocesano de Curitiba. Na nossa Província, nós somos o primeiro tribunal eclesiástico. Algo muito bonito. Foi um processo, justamente porque tem que ter a anuência do Supremo Tribunal da Nunciatura Apostólica e, agora, estamos fazendo a organização das questões práticas, mas já estamos atendendo”, comemorava o padre. Os processos de nulidade matrimonial não mais serão enviados a Curitiba, mas serão abertos e conduzidos na diocese. “Em 93 anos de diocese, nós conseguimos instalar esse tribunal aqui é uma alegria muito grande e o mérito todo se deve a dom Sergio (Arthur Braschi) que não mediu esforços para isso”, ressaltou.   

Sobre o Plano Diocesano de Pastoral, padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, comentou que o teor impresso do documento está sendo entregue nas paróquias, a um valor subsidiado pela Cúria. Os sacerdotes e religiosos-padres foram divididos em grupos, por Setor, para juntos enumerar como as paróquias fariam para colocar o Plano de Pastoral em prática, de acordo com ass suas realidade, e, como a coordenação diocesana poderia auxiliar nisso. Todas as sugestões foram registradas e entregues ao padre Joel. Os coordenadores da Campanha da Fraternidade, Íria e Antônio Portela, falaram da realização da formação diocesana da Campanha da Fraternidade 2020, ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’. A formação ocorre dia 2 de fevereiro, das 8 às 17 horas, no salão paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Uvaranas, com a assessoria do secretário-executivo do Regional Sul  2, padre Valdecir Badzinski. “Pedimos encarecidamente que cada paróquia envie cinco representantes”, solicitou Íria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE