menu

Servidores públicos invadem Assembleia durante protesto

Sessão precisou ser interrompida por conta da invasão à plenária e manifestação de servidores

A sessão ordinária desta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa do Paraná foi encerrada após a invasão ao Plenário por manifestantes que protestavam contra a proposta do Poder Executivo que trata da reforma da previdência dos servidores públicos estaduais. O assunto é tratado pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2019, e através de dois projetos de lei: PLs 855 e 856, ambos de 2019. Na ordem do dia estava prevista a apreciação de 25 itens. No entanto, nenhuma das propostas que tratam da reforma estava na pauta de votações, uma vez que as matérias ainda tramitam no Poder Legislativo e aguardam parecer das comissões pertinentes.

Com as galerias do Plenário lotadas, o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB) abriu a sessão e durante as leituras da ata da sessão anterior e do expediente legislativo, iniciaram os protestos dentro das galerias. Logo após a abertura da sessão, os manifestantes que estavam do lado de fora da Assembleia, derrubaram grades, conseguiram furar o bloqueio policial e invadiram galerias e rampas de acesso ao Plenário.

Durante a invasão, os manifestantes arrombaram as portas da primeira galeria, que estava fechada ao público por motivos de segurança. Outro grupo de manifestantes tentou invadir o comitê de imprensa do Plenário. Nesta tentativa, foram arrombadas portas e grades do espaço dedicado aos jornalistas que cobrem a Casa. A invasão ao plenário só não aconteceu graças à ação dos policiais militares, que contiveram os invasores, que avançaram sobre a força policial arremessando pedras e lixeiras.

Mesmo com a tomada das galerias do Plenário, Traiano deu andamento à sessão ordinária ao passar a palavra no grande expediente ao deputado Professor Lemos (PT), que conseguiu apenas fazer um rápido discurso. Em seguida, Traiano suspendeu a sessão. Mesmo com a sessão suspensa, alguns manifestantes ainda tentaram invadir o plenário pulando as galerias. Com a situação sob controle e o plenário esvaziado, o presidente da Casa voltou para encerrar oficialmente a sessão.

Os trabalhadores estão em greve desde segunda-feira (2)e professores e funcionários de escola estaduais aprovaram, por unanimidade, a continuidade desta paralisação e o estado de assembleia permanente. O funcionalismo exige a retirada dos projetos que alteram as regras da aposentadoria e montaram um acampamento em frente à sede do Governo do Paraná para cobrar a abertura de mesa de negociação.


Manifestantes pedem diálogo

Segundo o presidente da APP-Sindicato, que é a maior entidade trabalhista do Paraná, Hermes Leão, o motivo do protesto foi a “total” ausência do governador Ratinho Junior nas discussões com o funcionalismo público. “Ao mesmo tempo que eles se recusam a conversar, os deputados, descaradamente, aprovam em regime de urgência. É uma violência com a democracia e precisamos responder com muita luta” , afirmou Leão. Para a secretária geral da entidade,Vanda do Pilar Santana, “Ratinho Junior, que se elegeu prometendo diálogo, quer alterar nossa aposentadoria com um tratoraço, sem nenhum respeito com o servidor público”, disse.


Plenário

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, disse que a Procuradoria da Casa já entrou com uma medida jurídica para que o plenário seja desocupado pelos invasores. “Vamos avaliar o momento oportuno, não tenho definição ainda se continuaremos o processo no dia de amanhã (quarta-feira). Entrei com medida jurídica para que a Justiça conceda liminar e fazer com que os invasores saiam do plenário”, declarou. “Temos ainda muitas matérias importantes a serem votadas, inclusive o orçamento do Estado, e que precisam ser votadas até o dia 17. Por isso, precisamos continuar com as sessões”, completou.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias
Ponta Grossa 04/12/2019 ás 00:17h
Ponta Grossa 03/12/2019 ás 20:29h
Cotidiano 03/12/2019 ás 19:38h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/300000/cover_00305323_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades