PUBLICIDADE

Visitas guiadas à Catedral de PG começam nesta quarta

Os passeios começam nesta quarta-feira (11) e incluem visita a cúpula da igreja, a novidade são as visitas noturnas

A altura da igreja entre o nível da Praça Marechal Floriano Peixoto até o ponto alto da cruz é de 61,9 metros. Dos 223 degraus, 61 da torre lateral são de concreto e 162 em estrutura metálica.
A altura da igreja entre o nível da Praça Marechal Floriano Peixoto até o ponto alto da cruz é de 61,9 metros. Dos 223 degraus, 61 da torre lateral são de concreto e 162 em estrutura metálica. -

Os passeios começam nesta quarta-feira (11) e incluem visita a cúpula da igreja, a novidade são as visitas noturnas

Moradores de Ponta Grossa ou visitantes que passam pelo município têm, agora no final de dezembro, uma opção diferente de passeio.  A visita guiada da Catedral Sant’Ana em Ponta Grossa. A visita guiada que dura entre aproximadamente 50 minutos e uma hora percorre toda a igreja, mostrando o primeiro monumento da bíblia construído no mundo indo para Capela do Santíssimo, acervo diocesano, cripta à cúpula, de onde se pode ver a cidade a 60 metros de altura. São 223 degraus para os aventureiros dispostos a conhecer a igreja-mãe da Diocese de Ponta Grossa, literalmente, por dentro, observando não só toda a sua estrutura como também seus espaços, mobiliário e paramentos que vestiram os bispos dom Antonio Mazzarotto e dom Geraldo Micheletto Pellanda.

O coordenador do projeto, Bruno Mansani Sad em entrevista ao Jornal da Manhã e portal aRede conta que a edição de visitação de final de ano conta com um número maior de vagas de agendamentos e as novidades são as visitas noturnas e da lojinha.“Na edição das visitas guiadas de final de ano conta já com uma ampliação na rota do passeio e o Museu está todo iluminado para melhor observação do acervo, as pessoas ficam impressionadas com o material do acervo, fechamos com chave de ouro, com a subida na cúpula e os visitantes ficam maravilhados com a vista lá de cima. E esta edição vai contar com a visita noturna e um número maior de vagas de agendamentos para visitação, no total 480 vagas. ”, acrescentou.

O passeio custa R$ 10 e R$ 15 os noturnos iniciando da praça indo pela nave principal, passando pelo acervo diocesano, cripta, Capela do Santíssimo e termina com a subida à cúpula. As visitas podem ser feitas por pessoas maiores de 18 anos ou 16 anos, acompanhados por pais/responsáveis. A novidade desta edição são as visitas noturnas para a apreciação das luzes de Natal da cidade.

As visitas começam quarta-feira (11) até dia 23 de dezembro nos horários (14h 00 e16h00), as visitas retornam dia 20 de janeiro e se encerram no dia 1 de fevereiro. Os horários noturnos ainda não foram divulgados. As inscrições estão disponíveis no site da Catedral que disponibiliza a fixa que deve ser preenchida e apresentada na hora visitação. Os agendamentos de horários devem ser feitos na secretaria da paróquia.

Passeio 

As obras da nova catedral tiveram início oficialmente em maio de 1979. Muito do que existia na antiga igreja, demolida entre janeiro e junho de 1978, integram o acervo diocesano: oratórios, imagens, objetos e paramentos usados pelos dois primeiros bispos, dom Antonio Mazzarotto e dom Geraldo Micheletto Pellanda. São casulas, dalmáticas, estolas e também cálices, âmbulas, patenas, galhetas, tecas, ostensórios.

O subsolo da igreja tem 3.650 metros quadrados e abriga o ossário, banheiros e o museu. Na Capela do Santíssimo, o visitante ouve uma explicação sobre o mosaico, o significado da cruz, da árvore e suas raízes, dos rios que correm na direção do altar e do povo, da fênix e dos cervos, que compõe o Portal do Paraíso. A altura da igreja entre o nível da Praça Marechal Floriano Peixoto até o ponto alto da cruz é de 61,9 metros. Dos 223 degraus, 61 da torre lateral são de concreto e 162 em estrutura metálica. O tempo de subida é de dez minutos. Não é permitido o manuseio de chaves e celulares durante a subida e é proibido se debruçar no parapeito. Os passeios começaram dia 9 e vão até dia 25 deste mês. Os recursos obtidos com a visitação serão usados exclusivamente na manutenção da igreja. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE