PUBLICIDADE

Sesc Estação Saudade será inaugurada dia 16

Prédio da antiga Estação Saudade foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e passa a abrigar a nova unidade cultural do Sesc Paraná

Prédio da antiga Estação Saudade foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac
Prédio da antiga Estação Saudade foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac -

Prédio da antiga Estação Saudade foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e passa a abrigar a nova unidade cultural do Sesc Paraná

No dia em que se comemoram os 120 anos da primeira viagem de trem a partir da Estação Ponta Grossa, em 16 de dezembro, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR entrega à população dos Campos Gerais a unidade cultural Sesc Estação Saudade.

Tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, o edifício da Estação Saudade, de propriedade do município de Ponta Grossa, foi cedido ao Sesc PR – por meio da Lei Municipal nº 12.465, de 2016 –, por 25 anos, renovável por igual período. “Este prédio foi extremamente importante para o Paraná e foi graças à ferrovia e à central ferroviária que este município e região se desenvolveram e se tornaram conhecidos dentro e fora do Brasil. A cessão da velha estação e bela construção de imensurável valor histórico foi um processo que envolveu diretamente o prefeito Marcelo Rangel, a vice-prefeita Elizabeth Schmidt e a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, recebendo apoio unânime da população da região. Com a entrega da edificação restaurada e sua  transformação em centro de cultura, cremos que proporcionaremos um salto de desenvolvimento ainda maior para Ponta Grossa, em função das intensas ações que serão promovidas”, pontua o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana.

A unidade cultural Sesc Estação Saudade tem 2,748m2 de área construída para receber a população com programação cultural variada, incluindo ações de cinema, música, teatro, dança, biblioteca, exposições, museu,  além dos cursos de qualificação profissional na área de gastronomia e hospitalidade e o Café Escola Estação Saudade. “O Sesc PR reconhece a importância do conhecimento histórico para o constante desenvolvimento da humanidade e orgulha-se em poder restaurar a famosa estação de trem, que possui valor inestimável para todos os paranaenses. A instituição compromete-se em honrar a história deste patrimônio cultural com projetos culturais, de memórias,  inovadores e vanguardistas”, enfatiza o diretor regional do Sesc PR.

A edificação

O prédio da Estação Saudade, inaugurado em 16 de dezembro de 1899, foi a principal estação da Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul e dali partiam os trechos para o Norte e para o Sul do Brasil. A edificação – de estilo eclético e repleta de elementos decorativos como balaustradas, cornijas, frisos, pilastras –, foi a terceira da cidade a ter dois pavimentos.  Nas obras de restauro, que envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura, foram preservados ou substituídos por peças iguais, as madeiras de imbuia e pinho das esquadrias, pisos, forros, na escadaria e na bilheteria existente; os ferros utilizados na construção original dos pilares e os detalhes decorativos das esquadrias; os ladrilhos hidráulicos em piscos; os lambrequins de madeira na cobertura da plataforma; as telhas cerâmicas francesas da cobertura do edifício e a telha metálica da cobertura da plataforma e marquise da entrada e os elementos decorativos.

“A Estação Saudade por muitos anos ficou praticamente abandonada, inclusive vandalizada e palco, do tráfico de drogas. Conseguimos trazer as famílias novamente para a praça, que assumiram o controle do nosso parque ambiental. O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR já demonstrou, desde o primeiro momento, o intuito de resgatar a história e valorizá-la. Somente por meio dessa parceria com a Fecomércio pudemos restaurar o cartão postal da cidade, o prédio mais importante do município, que concentra toda a história do nosso povo, do desenvolvimento e do progresso de Ponta Grossa”, destaca o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

Museu Ferroviário

O espaço também abrigará o Museu Ferroviário Francisco Burzio, uma homenagem ao médico que chegou a Ponta Grossa em 1907, pela estação de trem. Foi responsável por trazer melhorias nas condições clínicas, promover inovações na área médica, auxiliou na fundação de hospitais e atendeu graciosamente aos pobres da região, enquanto recebia pacientes de centros urbanos muito maiores. Búrzio viajava para grandes cidades para operar pacientes. Foi a pessoa que colocou a cidade de Ponta Grossa no mapa da medicina brasileira, tornando-a uma referência.  Além disso, foi médico de soldados durante a primeira Grande Guerra e foi recebido como herói, por uma multidão que aguardava seu retorno na estação. Recebeu o título de Cidadão de Ponta Grossa.

Revitalização do entorno

A exemplo do que ocorreu em Curitiba e Londrina, o restauro da Estação Saudade pelo Sesc PR motivará uma série de transformações em seu entorno. Um quadrilátero traçado a partir da Rua Fernandes Pinheiro, que passa ao lado da estação e segue até o Mercado Municipal de Ponta Grossa foi revitalizado. Chamado de Projeto Rua da Estação, a iniciativa é uma promoção conjunta da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) e da Prefeitura de Ponta Grossa, com apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas Ponta Grossa), da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), RPC, Rede Gastronômica dos Campos Gerais e Conselho Comunitário de Segurança.

O objetivo do projeto é aumentar a atratividade do espaço comercial, com isso, agregar novos empreendimentos culturais, gastronômicos, de serviços e de entretenimento. De acordo com Piana, o projeto de revitalização da Rua da Estação segue em paralelo ao da Estação Saudade. “Estes dois projetos são do interesse de todos e vemos a necessidade de envolvimento da população. Empresários e consumidores são protagonistas neste processo e precisamos do seu engajamento”, destaca.

Unidades culturais

Ao longo dos últimos 15 anos, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR vem cumprindo a tarefa de preservação de imóveis icônicos da vida dos paranaenses, auxiliando o poder público em questões que se revelam complexas e para as quais as entidades mantidas pelo empresariado do comércio podem dar respostas rápidas e efetivas. Assim foi com o Paço da Liberdade, em Curitiba, com o Hotel Cassino, em Foz do Iguaçu, com o Cadeião, em Londrin,a e agora com a Estação Saudade, que restaurada torna-se unidade cultural do Sesc PR. Ainda em curso, a reforma do Teatro Geraldo Moreira, em Bela Vista do Paraíso, cidade do norte do Paraná, será transformado em unidade de serviços do Sesc, com salas de aula onde o Senac oferecerá cursos de educação profissional.

Sistema Fecomércio Sesc Senac em Ponta Grossa

O Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná tem acompanhado de perto o crescimento da cidade e da Região dos Campos Gerais desde 1950, quando o Sesc PR instalou em Ponta Grossa uma agência de atendimento, ofertando serviços nas áreas de educação, saúde, ação social e esporte. Em 14 de novembro de 1971, o Centro de Atividades de Ponta Grossa foi inaugurado em sede própria, ampliando a oferta de atividades visando ao bem-estar e saúde do trabalhador do comércio e seus dependentes. Já o Senac PR instalou  o primeiro Núcleo de Educação no município em dezembro de 1970, e desde então vem qualificando a mão de obra para o mercado de trabalho.

Ainda em 1958, o Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa começava suas atividades em defesa do comércio de bens, serviços e turismo e, em 2010, o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermercados de Ponta Grossa e da Região dos Campos Gerais do Paraná.

Livro “No Tempo do Trem”

Escrito pelo professor universitário, escritor e crítico literário Miguel Sanches Neto, o livro “No Tempo do Trem”, conta a história da estação ferroviária e a sua importância para o desenvolvimento de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. “É o registro necessário para que as novas gerações conheçam seu passado e possam entender a importância de se restaurar, preservar e renovar. Como sabemos, não há futuro sem passado”, destaca Piana.

O livro será lançado durante a cerimônia de inauguração do Sesc Estação Saudade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE