PUBLICIDADE

Ação de Natal discute racismo e feminismo negro em PG

Diálogos Culturais realizará uma série de ações para pensar no Natal e refletir sobre as minorias

Diálogos Culturais realizará uma série de ações para pensar no Natal e refletir sobre as minorias
Diálogos Culturais realizará uma série de ações para pensar no Natal e refletir sobre as minorias -

Diálogos Culturais realizará uma série de ações para pensar no Natal e refletir sobre as minorias

A partir de 14 de dezembro a Diálogos Culturais realizará uma série de ações para celebrar o natal. Neste ano, a ideia é combater o racismo e dar protagonismo às mulheres negras. “Pensar no Natal é refletir sobre as minorias”, afirma Zek Ramos, diretor do projeto. “Relembrar os acontecimentos do nascimento de Jesus como uma história africana, pode ser o início de um movimento antirracista. É importante pensar e criar estratégias onde se dê visibilidade à esta população e se combata o racismo estrutural. Nisto, a Arte pode ser uma aliada”.

Para esta abordagem, escolheu-se homenagear a escritora negra Carolina Maria de Jesus, catadora de papel e favelada, mãe solteira de três filhos, que nos anos 60 teve o livro “Quarto de despejo” entre os mais vendidos do Brasil, além de ser traduzido vários idiomas. O livro narra as vivências da autora na favela, com a desigualdade, o racismo e a fome. 

A primeira ação é uma parceria com a aluna de Letras e fotógrafa Martinha Ferreira, que acompanhou catadoras de papel de Ponta Grossa. Ela conta que a experiência foi impactante pois percebeu que “a maioria delas está dando continuidade à profissão que era de seus pais. Algumas estão preocupadas com a educação dos filhos e buscam oportunidades melhores para eles, mas a falta de acesso à informação, e também por causa do analfabetismo, a perspectiva de mudança é pequena”. 

A fotógrafa acredita que conhecer as histórias foi mais importante que registrá-las. “A maioria não se sentiu à vontade em ser fotografada e acredito que, neste caso, as fotos não são tão fortes, já que vemos a desigualdade naturalizada na tv e nas ruas”, afirma a fotógrafa. “Mas é necessário que o público, a partir destas imagens, lembre-se que existem pessoas atrás daqueles papéis”, completa. As fotos e relatos tentam traçar um paralelo entre os profissionais local e as memórias da escritora Carolina Aparecida de Jesus, com seus relatos literários. O material estará disponível neste site e nas redes sociais.

A Diálogos Culturais também convidou o projeto Pássaro Liberto para dar dicas de Literatura Negra, com vídeos que serão disponibilizados nas redes sociais. A jornalista participante, Luana Nascimento, acredita que “ler escritoras negras permite enxergar uma realidade cultural diferente da nossa. Existem coisas que apenas uma mulher negra é capaz de expressar e uma das formas de compreendê-la é a partir da literatura. A gente abre a cabeça para enxergar o mundo pelos olhos de outra pessoa e é impossível sair ileso desta leitura”.

Ela aponta a importância da internet para o acesso destas leituras. “A literatura negra é historicamente esquecida dentro do mercado brasileiro. Há uma tentativa de apagar estas histórias, e estas escritoras sofrem por ser mulheres e sofrem por ser negras, e muitas vezes ainda por vir da periferia”, afirma Luane. As redes sociais acaba sendo uma nova forma de ver a Literatura. 

Para mais informações, acesse www.dialogosculturais.com

SERVIÇO

Natal da Diálogos Culturais homenageia a vida e obra de Carolina Maria de Jesus com 04 ações especiais

DIA 14/12

"O diário das catadoras de papel de Ponta Grossa"

Série de fotos de Marta Ferreira com depoimentos reais

"Escritoras negras"

Série de vídeos com Pássaro Liberto

DIA 17/12

Peça "Carolina, presente!"

20h30 no La Ballerina

Entrada: Absorventes, pastas de dente, sabonetes, etc

(os kits de higiene serão entregues à moradoras de rua)

Elenco: Dájila Munhoz Palmeira Letícia Carvalho Silva Jordana Murmel Camila Oliveira e Maria Clara Alves

Participação Especial de Aparecida De Jesus Ferreira e Luiz Oliveira

Direção coreográfica de Mackaulen Tavares

Direção Geral de Zek Ramos

DIA 20/12

Videoclipe "O pobre e o rico" com AmutuA

(Música de Carolina Maria de Jesus)

Produção Musical Leopoldo Stadler

Video de Douglas Kahl

Figurinos de Evlin Aparecida Frandoloso

Direção de Zek Ramos

Apoio Studio XV

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE