PUBLICIDADE

Sobe para 594 os casos confirmados de sarampo

Curitiba e Região Metropolitana têm 90% dos casos registrados em todo o Paraná, totalizando 536

Curitiba e outros 19 municípios da Região Metropolitana, que integram a 2ª Regional de Saúde, somam 536 pacientes com sarampo
Curitiba e outros 19 municípios da Região Metropolitana, que integram a 2ª Regional de Saúde, somam 536 pacientes com sarampo -

Curitiba e Região Metropolitana têm 90% dos casos registrados em todo o Paraná, totalizando 536

O novo boletim epidemiológico do sarampo, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (12), informa que foram confirmados 56 novos casos nos últimos dias. O total de confirmações desde o início de agosto é de 594. A capital e a Região Metropolitana de Curitiba têm 90% dos casos, são 536 confirmações, sendo 372 somente em Curitiba. Outros 58 casos estão distribuídos em 16 municípios do litoral e interior do Estado.

Entre todo o grupo de pacientes com sarampo confirmado desde o início do surto no Paraná, 307 pessoas, ou 57% dos casos, estão na faixa de idade entre 20 e 29 anos. Há dez pacientes confirmados de zero a seis meses, 13 registros de seis a 12 meses, seis casos de um ano a quatro anos, três de cinco a nove anos, 156 com idade entre dez e 19 anos, 67 registros entre 30 e 39 anos, 23 com idade entre 40 e 49 e nove pacientes na faixa entre 50 e 59 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esclarece que a vacinação continua em todo o Paraná. “Embora tenhamos encerrado o período de campanha de vacinação, as centenas de salas de vacinas distribuídas no Estado têm doses da tríplice viral que previne sarampo, caxumba e rubéola”, reforçou.

As complicações decorrentes dos sarampo são muito sérias. O secretário estadual faz um alerta. “O sarampo não é brincadeira, já tivemos casos de pessoas que foram entubadas, que permaneceram dias na UTI e conseguiram se recuperar e voltaram às atividades normais. Mas quando olhamos para a situação de São Paulo, onde já morreram 14 pessoas, ficamos muito preocupados. Por isso, vacine-se, previna a sua saúde e cuide dos seus familiares, amigos e conhecidos”.

Clique aqui para acessar o boletim completo.

Municípios

O Ministério da Saúde classifica como situação de “surto ativo” todo município em que tenha confirmação de pelo menos um caso. Dessa forma, 38 cidades paranaenses estão em surto por causa do sarampo. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE