PUBLICIDADE

Fecomércio entrega obras do prédio da Estação Saudade

Edifício de 120 anos foi cedido ao Sesc PR, que ficou responsável pelas obras de restauro; cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (16)

O edifício de 120 anos, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990
O edifício de 120 anos, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990 -

Edifício de 120 anos foi cedido ao Sesc PR, que ficou responsável pelas obras de restauro; cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (16)

Nesta segunda-feira (16), o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR inaugurou, em Ponta Grossa, no prédio da antiga Estação Saudade, uma nova unidade cultural do Sesc PR e um Café-escola do Senac PR. O edifício de 120 anos, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, foi cedido ao Sesc PR, que ficou responsável pelas obras de restauro, que envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura.

O vice-governador Darci Piana se fez presente juntamente com prefeito Marcelo Rangel na solenidade de inauguração. Piana destacou a importância da revitalização do prédio histórico. “Em todos os lugares em que nós passamos nos destacamos o grande crescimento da cidade de Ponta Grossa na questão industrial e entre outros, e com toda a certeza merece um espaço como esse que foi feito aqui na estação. A preocupação do prefeito Marcelo Rangel era muito grande com este espaço, que é um dos símbolos da cidade e que estava sendo depredado e tendo um mau uso que trazia aborrecimento para toda a população e até para mim que sou cidadão daqui. E hoje, com as parcerias que foram feitas com os governos do Estado, Municipal e com o Sesc, deram vida novamente a nossa estação.

Piana também falou sobre a importância da restauração do prédio e destacou a valorização dos prédios históricos do Estado. “A nossa contribuição para a cultura foi transformar Estação Saudade de Ponta Grossa que será um centro de cultura, uma radiação de tudo aquilo que se faz em cultura para a cidade e para região dos Campos Gerais. Juntamente com a cultura de gastronomia, o Senac está fazendo uma ampla pesquisa das comidas históricas como a dos tropeiros que passaram por aqui e toda a cultura gastronômica da região dos Campos Gerais. O governo do Estado cumpre com sua parte valorizando a cultura do Paraná , e principalmente valorizando os prédios históricos do nosso estado.” complementa.

O prefeito Marcelo Rangel, em entrevista coletiva, ressaltou a importância do restaura da estação que estava abandonada “Como ponta-grossense me sinto orgulhoso, feliz e agradecido principalmente porque nós estamos resgatando o que existe de mais bonito na história da cidade. Esse é o símbolo do desenvolvimento econômico e do progresso e ter um prédio que é símbolo, todo restaurado, é um privilégio, e isso faz um bem muito grande para cultura da nossa cidade. O espaço estava sendo depredado por ações de vândalos e hoje está totalmente restaurado isso é um momento histórico e de muita importância para a cultura que estamos vivendo”, assinala.  A reinauguração contou com diversas autoridades civil e militares que acompanharam a cerimônia.

Sesc Estação Saudade será um espaço cultural

A nova unidade Sesc Estação Saudade será um espaço cultural a ser usufruído por toda a comunidade. No espaço da Biblioteca haverá um acervo inicial de 800 livros. As atividades serão voltadas para diversos públicos, desde o infantil até a terceira idade, com o objetivo de desenvolver artistas, produtores e público em geral. Para resgatar e preservar a história da ferrovia, a unidade contará com um Mini Museu Ferroviário, com peças do acervo da Casa da Memória de Ponta Grossa e com doações da comunidade. A unidade também terá espaços para Música e Dança, com atividades sistemáticas e oficinas para a comunidade.

O edifício de 120 anos, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990
O edifício de 120 anos, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990 Cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (16) Fecomércio entrega obras do prédio da Estação Saudade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE