PUBLICIDADE

Número de acidentes de trânsito cresce nas vias de PG

Avenida Carlos Cavalcanti, em Uvaranas, lidera em número de ocorrências de trânsito, aponta balanço do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar

Avenida Carlos Cavalcanti, em Uvaranas, lidera em número de ocorrências de trânsito, aponta balanço do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar.
Avenida Carlos Cavalcanti, em Uvaranas, lidera em número de ocorrências de trânsito, aponta balanço do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar. -

Avenida Carlos Cavalcanti, em Uvaranas, lidera em número de ocorrências de trânsito, aponta balanço do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar.

Os motoristas de Ponta Grossa provocaram mais acidentes em 2019 no comparativo com o ano anterior. É o que aponta o balanço divulgado nesta segunda-feira (06) pelo Pelotão de Trânsito do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Ponta Grossa. Foram registrados nas vias urbanas da cidade 3.239 acidentes no ano passado, contra 2.988 ocorrências registradas em 2018 – acréscimo de 8,4%.

Dentro desse número, também houve aumento no número de batidas com vítimas. Se em 2018 foram 938 ocorrências que deixaram ao menos uma pessoa ferida, no ano passado o número saltou para 1.030, crescimento de 9,8%. Também houve aumento no número de ocorrências sem vítimas: 582 casos em 2018 contra 608 no ano seguinte, o equivalente a 4,46% de aumento.

Entre as vias urbanas, a com maior volume de acidentes registrados foi a Avenida General Carlos Cavalcanti, em Uvaranas, onde ocorreram 63 dos acidentes registrados no município em 2019. Na sequência, o local com maior incidência de colisões é a rua Balduino Taques, com 54 atendimentos. Por fim, houve registro de 49 acidentes na Avenida Visconde de Mauá, 49 casos na Avenida Visconde de Taunay, e outros 43 na Avenida Ernesto Vilela. 

A PM explica que o Pelotão de Trânsito atende ocorrências em três modalidades: diretamente no local do acidente quando há vítimas ou indícios de crimes; na Secretaria do Pelotão de Trânsito; e pela internet por meio do Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), em casos que envolvam apenas danos materiais, sem vítimas. O número de atendimentos feitos no local foi 5,9% superior ao registrado em 2018, enquanto o volume de ocorrências na Secretaria foi 7,39% maior, segundo a polícia.

De acordo com a polícia, o aumento no número de ocorrências de trânsito é, de certo modo, proporcional ao crescimento da frota de veículos registrados em Ponta Grossa. Em novembro de 2019, havia 211.574 veículos em circulação no município, contra 198.791 em janeiro de 2018.

PM dá dicas para trânsito mais seguro

A construção de um trânsito mais seguro e consciente depende da participação de todos os usuários das vias urbanas. Dirigir com responsabilidade, consciência e respeito às leis de trânsito é o principal fator que contribui para a prevenção de Acidentes. Caso o condutor venha a se envolver em acidente de trânsito, recomenda-se que sejam adotadas as medidas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente verificando a situação dos envolvidos, prestando primeiros socorros e acionando socorro médico, se necessário. Também, vale ressaltar a importância em solicitar ajuda dos demais usuários da via, isolando o local até a chegada de equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE