menu

Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em PG

As eleições aconteceram em outubro de 2019 e escolheram os membros, cinco titulares e cinco suplentes, referente aos três Conselhos Tutelares. 

Na manhã desta sexta-feira (10) foi realizada a cerimônia de posse de15 novos conselheiros tutelares e seus suplentes. A solenidade aconteceu às 10h na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Todos, a partir de hoje, passam a realizar atividades previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), art. 136. Ponta Grossa conta com três Conselhos Tutelares, são eles o Norte, Leste e Oeste.

“Cabe ao Conselho Tutelar, quando identificado uma situação de risco e/ou direito violado, requisitar e encaminhar o caso para onde tal violência será sanada. O principal papel do serviço é garantir e preservar o direto de criança e adolescente desde a gestação até 18 anos de idade”, comenta a conselheira Camila De Bortoli.

As eleições aconteceram em outubro e escolheram os membros, cinco titulares e cinco suplentes, referente aos três Conselhos Tutelares. A eleição foi realizada concomitante nos 5.570 municípios do Brasil. A votação aconteceu na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “É um órgão fundamental na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Essa é uma definição precisa para a atuação do Conselho Tutelar.

O papel dos profissionais que fazem parte desta rede é de extrema importância para o desenvolvimento pleno da nossa sociedade: são eles que trabalham como intermediários entre as crianças, adolescentes e seus familiares em situações de vulnerabilidade e os órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos que vão realizar o devido atendimento, requisitando serviços e aplicando medidas protetivas”, cometa Camila.

Em Ponta Grossa a média mensal de atendimentos realizados pelos Conselhos Tutelares são de 4.116 atendimentos sendo eles denúncias, atendimento ao público na sede dos conselhos entre outros. Os novos conselheiros ficam à disposição da comunidade no espaço físico de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, e, mediante escala, ocorre plantão 24h, todos os dias na semana.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias
Romulo Cury 11/01/2020 ás 02:00h
Ponta Grossa 10/01/2020 ás 18:51h
Ponta Grossa 10/01/2020 ás 18:19h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/300000/cover_00309557_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades