PUBLICIDADE

Crea fiscaliza prédios públicos para inspecionar itens de acessibilidade

Após pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), Conselho levará em conta aspectos de acessibilidade nos locais

Após pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), Conselho levará em conta aspectos de acessibilidade nos locais
Após pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), Conselho levará em conta aspectos de acessibilidade nos locais -

Após pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), Conselho levará em conta aspectos de acessibilidade nos locais

A revitalização da Avenida Carlos Cavalcanti, situada no bairro de Uvaranas, deve favorecer o tráfego de veículos na região. Comerciantes locais acreditam que a proposta deve atrair clientes ao agilizar o deslocamento dos motoristas que vem do centro em direção ao bairro. De acordo com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, as obras no local estão avaliadas em, aproximadamente, R$ 7,9 milhões e serão entregues no início de abril.

O projeto de implantação do binário prevê que a Avenida General Carlos Cavalcanti contará com quatro pistas, sendo três no sentido Centro-Uvaranas. A outra pista será de serviços, na direção inversa, com previsão de ser utilizada predominantemente pelo transporte coletivo, viaturas policiais e ambulâncias, e por moradores que eventualmente precisarem entrar em garagens no referido lado da rua.

A clínica Super Doutor Saúde Integrada foi inaugurada em dezembro de 2019, na avenida Carlos Cavalcanti. Em entrevista ao Jornal da Manhã, o diretor geral da unidade, Fabio Nabozni afirmou que as mudanças no sentido da via devem ser positivas para o negócio. “Esta nova disposição das pistas será muito positiva para nossa equipe e para os pacientes. Quanto mais pessoas vierem da região central da cidade, a tendência é que o movimento cresça. O bom fluxo de pessoas é sempre favorável”, afirma o diretor.

O comerciante e vereador de Ponta Grossa, João Florenal ressaltou a importância da revitalização para o bairro. “Nossa cidade cresceu muito, e o nosso bairro de Uvaranas não é diferente, aqui nós temos um polo estudantil que é a UEPG, temos também o Hospital Regional. A avenida se tornou a principal via de acesso a tudo isso. Então nós comerciantes vemos a obra com bons olhos”, assinala.

Florenal comenta também sobre a expectativa de expansão comercial e financeira no local após a finalização das obras. “O trânsito já estava saturado com o fluxo de carros, e agora após sua finalização e com mão única sentido Centro-bairro, a gente espera uma fomentação do comércio do bairro, que venham mais empresário e comércios novos para a região de Uvaranas. ”complementa.

Dados mostram que o Brasil possui alto índice de deficientes

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012 havia 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo. Além disso, a cada cinco segundos uma pessoa ficava cega no mundo, e 500 brasileiros se tornavam deficientes todos os dias, seja por acidentes ou por doenças que deixam sequelas. O número de pessoas inválidas pelo trânsito saltou de 33 mil em 2002 para 352 mil em 2012. Já o número de mortes passou de 46 mil para 60 mil no mesmo período, conforme dados do DPVAT. Nos dias 20 e 21 de maio, Curitiba vai sediar o 6º Seminário Internacional de Acessibilidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE