PUBLICIDADE

Em PG, guardas municipais preparam protesto

Grupo deve protestar na troca de turno nesta quinta-feira (27) cobrando melhores salários

GMs devem protestar na troca de turnos nesta quinta-feira (27)
GMs devem protestar na troca de turnos nesta quinta-feira (27) -

Grupo deve protestar na troca de turno nesta quinta-feira (27) cobrando melhores salários

Guardas Municipais deverão realizar um protesto cobrando melhores salários em Ponta Grossa. A manifestação deverá acontecer às 14h30 desta quinta-feira (27) na base da Guarda Municipal, na região da Maria Otília, durante a troca de turnos. Os guardas pedem o cumprimento de uma “promessa” de aumento salarial e a implementação do plano de carreira da categoria, previsto em lei mas ainda não executado. 

A implementação do plano de carreira está prevista na Legislação Nacional representada pelo Estatuto Geral das Guardas Municipais (EGGM), além de também ter previsão na lei federal 13.022/2014, como também na própria Constituição Federal. Nas redes sociais, os guardas também discutem a criação de um “sindicato próprio” e demonstram insatisfação com a atuação do Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ). 

O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, destaca que tem tentado dialogar com a categoria. "Estamos negociando há muito tempo a possibilidade de aumento de remuneração aos guardas municipais. Atualmente, uma proposta bastante exequível se encontra com os Secretários de Gestão Financeira, de Recursos Humanos, Controladoria e Procuradoria”, diz Lovato. 

“Nas próximas semanas, estaremos entregando aos guardas que nestes oito anos provaram sua competência com muito trabalho, 35 novas pistolas, e é possível que, com o desenrolar dos nossos trabalhos, também  traremos novas notícias sobre esse assunto", destaca o responsável pela Pasta.

No entanto, os guardas por sua vez pedem uma ação imediata da gestão do prefeito Marcelo Rangel. “A junção salarial foi prometida há anos e temos apenas até esse mês para resolverem. Se não isso só pode acontecer daqui quatro anos”, diz um membro da Guarda Municipal que não quis se identificar. 

Discrepância com outros cargos

Quando compara-se a situação dos guardas municipais a outros cargos de nível técnico, os GMs de Ponta Grossa sofrem com uma discrepância salarial. O salário-base de um GM hoje é de R$ 1.042,00, enquanto outros cargos técnicos têm salários superiores. Ao mesmo tempo, para ingressar na GM é obrigatório ter ensino médio completo, o que garantiria enquadramento no nível técnico na visão dos GMs que organizam a paralisação. 

Força de segurança essencial

Criada em 2004, a Guarda Municipal passou por uma remodelação de função e atividade nos últimos sete anos. Desde que Lovato assumiu a secretaria, a GM passou a atuar de forma mais ativa no combate à criminalidade e abandonou o sistema de bases fixas, optando pelo patrulhamento móvel. Atualmente a Guarda Municipal é tida como uma força essencial para a segurança pública em Ponta Grossa. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE