PUBLICIDADE

Comando da PM afasta policiais com sintomas de gripe

Além das baixas, policiais da região contam com doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Além das baixas, policiais da região contam com doações de Equipamentos de Proteção Individual
Além das baixas, policiais da região contam com doações de Equipamentos de Proteção Individual -

Além das baixas, policiais da região contam com doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

O 4ª Comando Regional da Polícia Militar (4º CRPM) que atende Ponta Grossa e outros 70 municípios dos Campos Gerais realiza mudanças administrativas em função da pandemia de Coronavírus. O comando tem 44 policiais afastados por sintomas gripais, conta com auxílio de parceiros para a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e mudanças nas orientações de abordagens para as ocorrências.

Segundo Edmauro de Oliveira Assunção, Tenente Coronel do 4º CRPM, a totalidade de policiais que estão afastados da função contempla todo o comando. "Isso inclui Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Guarapuava, Irati, Lapa, União da Vitória, entre outros municípios da região. Além disso, não são somente policiais com gripe forte ou suspeitas de Covid-19, mas temos gestantes, lactantes e policiais com comorbidades", reforça Edmauro.

A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes que atuam nas rondas também é um problema que o 4º CRPM busca sanar com parcerias. Na última quinta-feira (2), a Universidade Estadual de Ponta Grossa entregou protetores a Polícia Militar, os EIPs foram produzidos por voluntários da UEPG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

"Em Ponta Grossa tivemos doações da UEPG e da Penitência Estadual, nas outras cidades o contato está sendo feito com as prefeituras municipais e com voluntárias que fazem as máscaras", explica Edmauro.

Com as normas de isolamento social e a retomada escalonada do comércio, as ocorrências policiais registraram queda de 30% no total de chamados em todo o comando regional. "Algumas [ocorrências] diminuem mais e outras aumentam, exemplo é a perturbação da tranquilidade que se manteve. Por outro lado, os crimes de roubo, furto, ameaças e acidente de trânsito diminuíram", informa o Tenente Coronel do 4º CRPM.

O 4ª Comando Regional da Polícia Militar reforça a orientação para que a população evite saídas desnecessárias de casa e, se possível, somente uma pessoa realize atividades nas ruas.

Novos protocolos por causa do Coronavírus

O Comando Regional da Polícia Militar vem adotando novos protocolos para ação e aproximação durante as abordagens que acontecem nas ruas. Segundo Tenente Coronel do 4º CRPM, as medidas são para ampliar a proteção dos policiais no contato direto direto com a população. "O vírus é muito contagioso, por isso temos alguns protocolos, ele precisa estar utilizando devidamente os EPIs, fazendo a higienização das mãos com álcool gel depois de uma ocorrência e a desinfecção das viaturas e instalações internas", diz Edmauro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE