PUBLICIDADE

Projeto educacional estimula o aprendizado em Jaguariaíva

O programa 'Escola e Família Mediando o Aprendizado' é feito em parceria com os pais.

O programa “Escola e Família Mediando o Aprendizado” é feito em parceria com os pais.
O programa “Escola e Família Mediando o Aprendizado” é feito em parceria com os pais. -

O programa 'Escola e Família Mediando o Aprendizado' é feito em parceria com os pais.

O período de isolamento está sendo bem aproveitado pelos alunos da rede municipal de Jaguariaíva. Há mais de um mês, as crianças da zona urbana e rural recebem material impresso e ajuda online para estudar em casa.

O projeto “Escola e Família Mediando o Aprendizado”, realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), é feita em parceria com os pais. A vice-prefeita Alcione Lemos conta que a família auxilia na realização das atividades e encaminha as tarefas de casa aos professores, que fazem neste período um trabalho remoto.

“Neste período de isolamento o setor de educação foi bastante prejudicado, contudo reunimos nossa equipe de trabalho e juntos elaboramos este projeto, para ofertar aos nossos alunos o conteúdo que seria dado em sala de aula, contando com a parceria dos pais. Estamos todos unidos para que nossas crianças tenham o melhor em termos de aprendizagem”, relata Alcione.

Entre os recursos para o contato via internet entre os professores, alunos e pais estão as redes sociais, entre elas as mensagens de áudio e vídeo-aulas encaminhadas via WhatsApp, que a grande maioria tem acesso. Os pais recebem ainda material impresso, via apostilas e livros didáticos. Além das escolas, os cemei’s também estão incluídos.

A diretora de Educação, Andreia Valentim, conta que os professores estão em formação continuada para elaboração das aulas diferenciadas para o momento. As oficinas, realizadas online, abordam temas como os recursos didáticos digitais, aplicativos, pensamento fonológico e alfabetização, entre outros assuntos.

Feedback 

A etapa inicial das aulas em casa nesta fase de pandemia já foi avaliada pelos pais e adaptada pela equipe pedagógica. Segundo pesquisa feita pela Smece, mais de 90% dos pais aprovam o trabalho. Num universo de mais de 2 mil pais que responderam a pesquisa, a maioria informa que não há grande dificuldade para o estudo temporário em casa.

As atividades enviadas também foram vistas como úteis no sentido de reposição do conteúdo. Em quase todas as famílias a responsável pelo apoio nas tarefas dos filhos neste projeto é a mãe, conforme respostas contidas nos formulários. O tempo dedicado diariamente é de, em média, duas horas por dia, conforme mostra a pesquisa feita Smece para avaliar o trabalho.

O Projeto Escola e Família iniciou em abril, antes mesmo da possibilidade deste sistema de ensino ser enquadrado na contagem dos dias letivos. Vale lembrar que cerca de 900 famílias mais necessitadas recebem neste período de dificuldades um kit de alimentação para garantir a nutrição dos alunos neste momento em que muitos pais estão sem trabalho.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE