PUBLICIDADE

Diocese cancela procissão de Corpus Christi em ruas de PG

Bispo levará o Santíssimo, de carro, do Asilo São Vicente de Paulo aos hospitais de Ponta Grossa, em frente aos quais haverá um breve momento de oração.

Mesmo com o retorno das celebrações presenciais, a Igreja ainda não pode realizar eventos com aglomeração de pessoas
Mesmo com o retorno das celebrações presenciais, a Igreja ainda não pode realizar eventos com aglomeração de pessoas -

Bispo levará o Santíssimo, de carro, do Asilo São Vicente de Paulo aos hospitais de Ponta Grossa, em frente aos quais haverá um breve momento de oração.

Em um ano atípico, mas imbuído da intenção de que os católicos celebrem com amor e fé a Eucaristia e sejam profetas da esperança no testemunho da comunhão eclesial, o bispo da Diocese de Ponta Grossa, dom Sergio Arthur Braschi divulgou nesta quarta-feira (3) as orientações para a celebração de Corpus Christi, no próximo dia 11. Diferente das celebrações anteriores, em 2020 não haverá procissão ou a participação do povo pelas ruas da cidade. Ao invés disso, o bispo levará o Santíssimo, de carro, do Asilo São Vicente de Paulo aos hospitais de Ponta Grossa, em frente aos quais haverá um breve momento de oração.

A orientação é para que, pela manhã, haja celebração da Santa Missa em todas as paróquias. “Sendo dia de preceito e a Celebração da Eucaristia é o ápice de toda vida cristã”, justifica dom Sergio, citando que a missa deve ser celebrada observando as normas para a participação dos fiéis e transmitida pelas redes sociais, facilitando o acompanhamento pelos idosos, grupo de risco e demais pessoas que ainda não podem participar. Às 14h30, como de costume, o bispo com o Santíssimo sai do asilo São Vicente, passando pelo Hospital Bom Jesus, Hospital da Criança, Santa Casa, Hospital São Camilo, Hospital Regional – que é referência para o tratamento da COVID 19 - Hospital Unimed e Pronto Socorro. 

Em cada local haverá uma breve parada para oração pelos profissionais de saúde, doentes em tratamento e por toda a humanidade que sofre com a Pandemia. “Não haverá aproximação, mas uma pequena equipe de cada hospital pode preparar um local onde até o veículo possa chegar”, explica padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora e um dos responsáveis pela formatação das orientações.  O Santíssimo será levado em carro (caminhonete ou caminhão) preparado com proteção, em caso de chuva e frio, de modo que o Ostensório com a Sagrada Eucaristia seja visível. Junto com o veículo que levará o Santíssimo outro carro de som estará acompanhando com o rádio ligado para que, por onde passar, todos possam ver e rezar juntos. Também será feita solicitação para que a Guarda Municipal acompanhe com carro ou moto como batedores.

A equipe de animação e reflexão ficará na Catedral para conduzir as orações durante a procissão, com transmissão pela Rádio Sant’Ana. “Lembraremos e rezaremos a partir dos dois grandes temas desse ano: a Campanha da Fraternidade e Vida: dom e Compromisso. ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’ e a Prioridade Diocesana ‘Igreja e família de portas abertas na cultura urbana’, com os quatro pilares, Igreja Doméstica, ‘Mestre, onde moras? Vinde e vede’”, destaca padre Alvaro Martins Nortok, coordenador diocesano da Comissão de Liturgia. A Catedral Sant’Ana será o ponto de chegada da procissão de onde será feita a bênção para toda cidade e para a diocese.

A comunidade acompanhará a procissão de suas casas, através da Rádio Sant’Ana, que fará a transmissão das orações e reflexões. “Impossibilitados de vivermos esse dia como grande testemunho de nossa fé, caminhando pelas ruas por onde o Santíssimo passa, faremos mais uma vez a experiência de oração em nossas casas, acompanhando através da Rádio Sant’Ana FM 89,7 e outras emissoras que possam transmitir, e das plataformas digitais”, afirma dom Sergio.

Nas paróquias fora de Ponta Grossa, a orientação é para que seja celebrada Santa Missa em todas as matrizes, seguindo as normas para a participação dos fiéis, e procissão, sem tapete e aglomeração de pessoas, percorrendo o roteiro de costume, ou outro, podendo passar pelos hospitais. Sendo possível a transmissão pelas emissoras de rádio de cada cidade, convidar a todos para que acompanhem em suas casas, bem como através do Facebook, Youtube ou outras plataformas. Pede-se que em toda a Diocese, seja divulgado o horário da Procissão da cidade de Ponta Grossa para que as famílias acompanhem através da Rádio Sant’Ana FM 89,7. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE