PUBLICIDADE

Rede Mãe atende cerca de 200 gestantes ao mês

A qualidade de vida das mães e seus bebês. É com esse propósito que a Rede Mãe Paranaense vem atendendo na região dos Campos Gerais

O serviço é gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) nos ambulatórios de Ponta Grossa e Telêmaco Borba.
O serviço é gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) nos ambulatórios de Ponta Grossa e Telêmaco Borba. -

A qualidade de vida das mães e seus bebês. É com esse propósito que a Rede Mãe Paranaense vem atendendo na região dos Campos Gerais

O serviço é gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) nos ambulatórios de Ponta Grossa e Telêmaco Borba. “Em Ponta Grossa atendemos a população que compõe a 3ª Regional de Saúde e em Telêmaco a da 21ª”, explica a diretora do Consórcio, Pâmella Costa.

Somente em TB são mais de 200 as gestantes atendidas mensalmente dos sete municípios que compõe a Regional. De março a julho deste ano, o ambulatório contabilizou 1.111 atendimentos de gestantes de risco intermediário e alto risco. “São aquelas gestantes que apresentam algum tipo de descompensação, como pressão alta e diabetes”, destaca a diretora.

O ‘diagnóstico’ de médio e alto risco vai para a carteira de gestante das futuras mães, e a partir daí inicia uma série de atendimentos com as equipes multiprofissionais do Consórcio. “Cada uma chega com a sua história e fragilidade”, aponta a técnica em enfermagem da Rede Mãe em Telêmaco Borba, Tiane Correia dos Santos. É ela quem acolhe e dá o encaminhamento aos demais profissionais, bem como exames e consultas de retorno.

A profissional conta que o fato das gestantes serem classificadas com risco e encaminhadas para a Rede já é motivo para a preocupação das futuras mamães. Mas os cuidados disponibilizados pela equipe multiprofissional são essenciais para a sua evolução, tanto física, quanto psicológica. “Elas evoluem conosco. A vitória delas acaba sendo a nossa também”, destaca, citando o apoio e suporte disponibilizados pelo CimSaúde.

Prova disso são as dezenas de mensagens diárias que as equipes recebem. “Os agradecimentos, e as fotos dos bebês saudáveis, compensam todo o nosso esforço”, relata a técnica em enfermagem, ao mostrar, orgulhosa, alguns dos registros. Além dos registros, as histórias ficam marcadas em cada integrante da equipe.

A Heloíse que ao chegar no ambulatório se desesperou ao não escutar o coração de seu bebê, a Sandra que evitou um aborto espontâneo, a Ewilin que chegou com um quadro fortíssimo de depressão. Mas todas as histórias com finais felizes e com bebês saudáveis acompanhados pelos profissionais da Rede Mãe. “A evolução de cada gestante é notável por toda equipe multiprofissional. Se perguntar para cada um de nós da equipe, com certeza, todos teremos uma paciente que nos marcou de um jeitinho especial”, conta Tiane.

Além de histórias emocionantes para toda a vida, os profissionais destacam o aprendizado diário. “Sempre procuramos trabalhar juntos para o bem estar de cada paciente, e adequando os cuidados com a sua realidade”, relata a enfermeira, completando com a evolução dos atendimentos junto à Rede de Atenção à Saúde. “Percebemos o quanto a rede cresceu e evoluiu desde que começamos os atendimentos. Os feedbacks tem sido somente positivos”, exulta a profissional.

O carinho de toda a equipe faz com que eles não meçam esforços para agradar os pacientes. Lanche enquanto aguardam e mimos feitos pela assistente social da Rede. “Receber o carinho das gestantes é o melhor reconhecimento. Não a nada nesse mundo que pague”, finaliza a profissional de saúde. 

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE