menu

Escolas retomam atividades de forma gradual em Ponta Grossa

Colégio Marista Pio XII utiliza robusto protocolo de segurança e ensino on-line continua

A partir de segunda-feira, 19 de outubro, escolas públicas e privadas do Paraná estão liberadas a retomar atividades extracurriculares presenciais de forma gradativa, de acordo com a Resolução Sesa 1231/2020. 

Em Ponta Grossa (PR), o Colégio Marista Pio XII abre suas portas novamente no dia 19, após meses fechado em função da pandemia. No entanto, as atividades presenciais serão limitadas a pequenos grupos de alunos e com foco na retomada pedagógica. De acordo com a diretora da escola, Elisângela Martins, o retorno será gradual e obedecendo todas as normas de saúde e segurança. “Na primeira semana receberemos apenas grupos de seis ou sete  alunos por série, para manter o distanciamento necessário entre alunos, professores e colaboradores, além de seguir todas as normas de desinfecção”, esclarece.

As atividades acontecerão no contraturno escolar, pois as aulas regulares continuam acontecendo por meio das plataformas on-line do colégio. “A partir do dia 26 retomaremos treinamentos funcionais e algumas atividades físicas que permitam o distanciamento social e em novembro voltam algumas atividades extracurriculares intelectuais e pastorais, de acordo com a demanda das famílias”, explica a diretora. “Nosso foco é a saúde e o bem-estar de todos que compõem a escola, então com cuidado e cautela, acompanharemos o dia a dia dessa nova realidade que vivemos”.


Parceria para o retorno seguro

O Colégio Marista Pio XII segue um protocolo chancelado pela Escola de Medicina da PUCPR e pelo Hospital Marcelino Champagnat. O hospital integra um seleto grupo de 37 instituições de saúde no Brasil reconhecidas pela Joint Comission International (JCI), a maior acreditação do mundo de qualidade e segurança em atendimento ao paciente, e é referência no estado no atendimento da Covid-19.

Desenvolvido pela área de Educação Básica do Grupo Marista, o protocolo orienta o retorno das atividades nas 40 unidades particulares e sociais distribuídas em quatro estados e no DF. O material é um guia que reúne as principais orientações de órgãos internacionais e nacionais de referência, incluindo as demandas características da área educacional com a chancela do time de especialistas do HMC e da Escola de Medicina da PUCPR.


Prevenção e cuidado

Entre as ações adotadas pelas escolas estão: disponibilizar álcool em gel 70% nas salas de aula, nos corredores e nas proximidades das saídas; desinfetar espaços de uso comum (corrimões, maçanetas, etc.); realizar aferição da temperatura no ingresso às unidades; aumentar o fluxo de ar e ventilação nos ambientes fechados; aumentar a frequência da limpeza dos sanitários e reduzir o número de pessoas nos banheiros.

No espaço físico da escola, foi implantada sinalização para garantir o distanciamento social, foram abertas novas entradas e saídas para diluir o fluxo de alunos e familiares e instaladas pias para higienização. Os bicos dos bebedouros e os braços das catracas também foram retirados, entre outros pequenos ajustes para garantir a segurança no retorno escolar.

Toda a equipe está passando por treinamentos específicos oferecidos pelo Grupo Marista e pelo Hospital Marcelino Champagnat. A capacitação contempla os cuidados gerais de prevenção, a técnica correta para higienização das mãos, como usar a máscara (erros e acertos), etiqueta respiratória, além de recomendações específicas para a rotina educacional. 

Para os estudantes, também é solicitado um kit, com garrafa específica para uso individual, máscaras para troca no período em que o aluno estiver no colégio e seleção dos materiais que serão levados para a escola. O objetivo é não esquecer nenhum item e cuidar com o excesso, já que tudo deve ser devidamente higienizado.

Todas as medidas levam em consideração as necessidades das famílias que, de acordo com as liberações dos órgãos sanitários responsáveis, são consultadas pelos colégios para contribuir nas ações de prevenção.


Ensino e atendimento on-line

Mesmo com o retorno presencial, as aulas da grade curricular continuam sendo oferecidas na modalidade on-line. O atendimento às famílias também acontece prioritariamente por telefone, pelas plataformas do colégio e pelo aplicativo Marista Conecta. “É importante limitar a presença de pessoas na escola neste momento. Assim é possível manter o controle e a segurança de todos para uma retomada tranquila adequada”, comenta Elisângela.

O planejamento do biênio 2020/2021 já está sendo feito pela equipe pedagógica, para adequar a grade curricular e garantir o aproveitamento escolar dos alunos.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Últimas Notícias
Campos Gerais 17/10/2020 ás 08:28h
Ponta Grossa 17/10/2020 ás 07:41h
Romulo Cury 17/10/2020 ás 06:30h
Bom Dia Astral 17/10/2020 ás 06:00h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/340000/cover_00342070_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades