PUBLICIDADE

Conjunto de obras em PG valoriza o centro histórico

Fernandes Pinheiro pode ser extensão do Calçadão, enquanto a Estação Saudade se tornou unidade cultural

Fernandes Pinheiro pode ser extensão do Calçadão, enquanto a Estação Saudade se tornou unidade cultural
Fernandes Pinheiro pode ser extensão do Calçadão, enquanto a Estação Saudade se tornou unidade cultural -

Fernandes Pinheiro pode ser extensão do Calçadão, enquanto a Estação Saudade se tornou unidade cultural

O conjunto de obras estruturantes, que contemplam a revitalização da Rua Fernandes Pinheiro e da Estação Saudade trouxeram novas opções para a população ponta-grossense, além de ressaltar os comércios que estão na região. 

Um dos pontos que recebeu as obras foi a Rua Fernandes Pinheiro passa ao lado do Terminal Central e Praça João Pessoa, ligando o Calçadão da Coronel Cláudio à Passarela Albary Guimarães. Por este segmento da cidade circulam mais de 100 mil pessoas ao dia.

Outra obra importante foi a revitalização do edifício centenário da Estação Saudade. A nova unidade foi cedida ao Sesc se tornou um espaço cultural a ser usufruído por toda a comunidade. O local possui uma biblioteca com um acervo inicial de 800 livros, sala de arte com a oferta de cursos e oficinas, Mini Museu Ferroviário, loja de souvenirs, educação profissional, por meio da Unidade de Educação Tecnológica e um Café-escola, local com duas salas de aula convencionais e uma cozinha didática proporcionarão a oferta de diversos cursos na área de gastronomia.

Apesar da conclusão das obras que o quadrilátero histórico teve, a finalização das obras segue gerando uma série de dúvidas. Comerciantes da região questionam como funcionará o fluxo dos veículos e questionam a falta de vagas de estacionamento no local, o que impediria a chegada da clientela e também que cargas fossem descarregadas no local.

Gabriela Reis Augustinho, proprietária da Distribuidora de Doces Palácio, que fica localizada na Fernandes Pinheiro, relata pontos positivos e negativos das obras no local. “Se o fluxo de pessoas do calçadão continuasse, esse lado seria bom, mas isso ainda não acontece, então para nós sendo um pouco prejudicial não passar carro nesse momento” assinala.

Segundo nota da Prefeitura de Ponta Grossa, recentemente, foram instaladas as rampas de acesso para veículos, faltando apenas a complementação das galerias e reforma das bocas de lobo. “A ideia é que sejam estudadas maneiras para que o local se torne a extensão do calçadão já existente, pois a área faz parte do quadrilátero histórico”, diz a nota enviada ao JM.

População ganha polo de lazer, gastronomia

A exemplo do que já acontece em grandes cidades do estado, as obras de revitalização da Rua Fernandes Pinheiro e na Estação Saudade tornam os espaços propícios para a área gastronômica e de lazer a longo prazo, semelhante à Rua das Flores, na capital, Curitiba. O objetivo do projeto é aumentar a atratividade do espaço comercial, com isso, agregar novos empreendimentos culturais, gastronômicos, de serviços e de entretenimento. “Estes dois projetos são do interesse de todos e vemos a necessidade de envolvimento da população. Empresários e consumidores são protagonistas neste processo e precisamos do seu engajamento”, destacou o vice-governador do Paraná, Darci Piana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE