PUBLICIDADE

Covid-19 deve impedir que 7,3 mil ponta-grossenses votem no domingo

Cidadãos com vírus ativo ou monitorados tem indicação de não saírem de casa e, desta forma, não devem votar no domingo (15)

Cidade tem cerca de 3% do eleitorado 'impedido' de votar no domingo
Cidade tem cerca de 3% do eleitorado 'impedido' de votar no domingo -

Cidadãos com vírus ativo ou monitorados tem indicação de não saírem de casa e, desta forma, não devem votar no domingo (15)

A pandemia da covid-19 foi tema fundamental no debate eleitoral de 2020. Além disso, o vírus também deve trazer consequências à presença do eleitorado nas urnas. De acordo com o último boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgado nesta quinta-feira (12), cerca de 7,3 mil ponta-grossenses estão impedidos de votarem por estarem com o vírus ativo, com suspeitas ou mesmo hospitalizados - o número representa 3% do eleitorado princesino. 

A recomendação da Justiça Eleitoral é que eleitores(as) com síndrome gripal ou com sintomas não se dirijam até os seus respectivos locais de votação. A intenção é ainda que cada eleitor leve a sua própria caneta para assinar os documentos necessário. Houve ainda extensão do horário de votação, com ampliação do horário para evitar aglomeração nos locais de voto. 

Em Ponta Grossa, os dados do boletim da covid-19 mostram que há xx mil casos monitorados (neste grupo se enquadram pessoas com síndrome gripal ainda não confirmada como covid). Neste mesmo documento, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que há 2,9 mil pessoas com o vírus ativo - neste caso, tais cidadãos estão impedidos de saírem de casa e, desta forma, de votarem. 

O número de casos de covid-19 tem voltado a crescer em Ponta Grossa - na última semana, em mais de dois dias diferentes, foram confirmados mais de uma centena de novos casos. Mesmo com o crescimento dos casos de covid-19, as ações de rua dos candidatos segue inalterada e deve ser ainda mais intensificada nas ruas nos últimos dias de campanha. 

Além do ‘desfalque’ causado pela contaminação da covid-19, há também a ausência já esperada de parte do eleitorado. Com o crescimento de votos brancos e nulos, além dos eleitores ausentes, a expectativa é que esse tipo “não participação” também cresça. Em 2012, por exemplo, os votos brancos e nulos somaram mais de 12,3 mil votos e em 2016 brancos e nulos somaram 18,6 mil votos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE