PUBLICIDADE

Márcio de Mattos é eleito presidente do CimSaúde

Como profissional da saúde, o médico Marcio de Mattos, pretende focar no fortalecimento do Consórcio

Médico Marcio de Mattos, pretende focar no fortalecimento do Consórcio
Médico Marcio de Mattos, pretende focar no fortalecimento do Consórcio -

Como profissional da saúde, o médico Marcio de Mattos, pretende focar no fortalecimento do Consórcio

O prefeito reeleito de Telêmaco Borba, Marcio de Matos foi eleito como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). A eleição, por aclamação, ocorreu na manhã desta terça-feira na sede do Consórcio. Integram ainda a chapa “Saúde humanizada e com excelência nos serviços prestados” a prefeita eleita de Jaguariaíva, Alcione Lemos como vice-presidente, o prefeito eleito de Tibagi Artur Ricardo Nolte como tesoureiro, e o prefeito reeleito de Curiúva Natanael dos Santos Moura como secretário. Como profissional da saúde, o médico Marcio de Mattos, pretende focar no fortalecimento do Consórcio. “Principalmente melhorando o serviço de saúde para a população mais carente de nossa região”, aponta.

A descentralização das especialidades médicas entre os municípios da 3 e 21 Regionais de Saúde também deve pautar a gestão do próximo biênio 2021 – 2022. Hoje, o Consórcio de Saúde conta com dois ambulatórios que concentram as consultas e exames, sendo Ponta Grossa e Telêmaco Borba. “Temos que desenvolver as especialidades para contar com atendimento nos municípios de pequeno porte, para diminuir o transporte dos pacientes entre as cidades”, prevê.

O atendimento pleno do Hospital Regional de Telêmaco Borba também foi citado pelo presidente eleito. “Esse atendimento vai ajudar toda a população circunvizinha e desafogar os outros hospitais”, avalia, destacando ainda que a residência médica poderia ser feita também pelos alunos de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O prefeito de Palmeira, atual presidente do CimSaúde Edir Havrechaki, destacou os desafios que teve a frente da entidade e pediu mais apoio dos prefeitos eleitos para que o processo de fortalecimento do Consórcio não estagne. “O desafio foi muito grande. Estamos entregando um novo Consórcio para a região”, avalia, citando o número de atendimentos, que, mesmo em época de pandemia, superou a meta imposta pelo Governo do Estado.

Havrechaki citou ainda a política nacional e estadual que prevê a valorização dos Consórcios de Saúde. “É a alternativa mais viável para a prestação dos serviços de saúde na Atenção Secundária e Terciária”, explica, solicitando a união de forças para a continuidade. O chefe da 3 Regional dessaúde, Robson Xavier confirmou a política de valorização dos Consórcios. “É uma prioridade do Governo do Estado, visto que teremos um novo programa no qual os recursos repassados serão o dobro em relação a esse ano. Isso para ampliar o acesso dos serviços aos municípios”, adianta. O CimSaúde conta hoje com o quinto maior volume nas especialidades, em comparação com os demais Consórcios do Estado.

Diretora do CimSaúde, Pâmella Costa deu as boas-vindas a nova diretoria, e destacou os serviços de Havrechaki a frente do Consórcio.  “Em nome da equipe agradeço pelo brilhante trabalho desenvolvido junto ao Consórcio. Foi um divisor de águas para os nossos serviços”, avalia.

Regional

Na manhã desta terça-feira foi realizada ainda a eleição do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU). Também por aclamação foi eleita a chapa “SAMU Avante”. Como presidente a prefeita eleita de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt, como vice o prefeito reeleito de Ivaí, Idir Treviso, como tesoureira a prefeita eleita de Carambeí, Elisângela Pedroso de Oliveira Nunes, e como secretário o prefeito eleito de Irati, Jorge Derbli.

A eleição da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) está agendada para ocorrer no dia 15 de janeiro. As chapas para concorrer ao processo devem ser inscritas até o próximo dia 8.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE