PUBLICIDADE

Podemos PR busca ampliar número de mulheres na política

Políticas públicas e leis municipais bem sucedidas serão replicadas pelos representantes do partido em todo o Paraná e vão ajudar a compor um plano de governo para as eleições de 2022.

Imagem ilustrativa da imagem Podemos PR busca ampliar número de mulheres na política
-

Políticas públicas e leis municipais bem sucedidas serão replicadas pelos representantes do partido em todo o Paraná e vão ajudar a compor um plano de governo para as eleições de 2022

Com mais de 500 participantes, o encontro virtual realizado pelo Podemos Mulher Paraná, na noite da última segunda-feira (12), deu início à campanha Juntas Podemos, que envolve iniciativas em defesa dos direitos da mulher, incentiva a participação feminina na política e o trabalho conjunto na construção do futuro pós-pandemia.

O evento contou com a presença da presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu, dos três senadores do Paraná, Alvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, do presidente estadual do partido, Cesar Silvestri Filho, e da presidente nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro. A coordenação foi da presidente estadual do Podemos Mulher, Carol Arns. Também participaram prefeitos, vices, deputadas e deputados, vereadoras e vereadores e lideranças do Paraná e de outros estados.

“Nós entendemos que não temos apenas que defender os direitos das mulheres, mas o direito de todos. Queremos construir uma sociedade mais justa e é numa sociedade mais justa que os direitos das mulheres serão respeitados”, disse a presidente estadual e vice-presidente nacional do Podemos Mulher, Carol Arns. A estratégia para isso, explicou, será usar a rede de vice-presidentes regionais e de presidentes municipais do Podemos Mulher para levantar as necessidades das regiões e transformá-las em ações, programas de governo e projetos de lei.

Políticas públicas e leis municipais bem sucedidas serão replicadas pelos representantes do partido em todo o Paraná e vão ajudar a compor um plano de governo para as eleições de 2022.

A estrutura montada pelo Podemos Mulher também será responsável por organizar um quadro de lideranças femininas para disputarem cargos públicos. O objetivo, disse Carol Arns, não é atender a cota de 30% de candidatas, mas aumentar efetivamente a representatividade da mulher na política.

A deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, reforçou o objetivo de atrair mais mulheres para a vida pública e anunciou que, como relatora do projeto de reforma na política, vai encampar a luta por cadeiras efetivas das mulheres nas câmaras municipais, assembleias legislativas e câmara federal. “Mais do que cotas, queremos que as mulheres tenham cadeiras asseguradas nos parlamentos”, afirmou, lembrando que ainda existem muitos municípios que não tem sequer uma representante feminina nas câmaras de vereadores.

A presidente nacional do Podemos Mulher, Marcia Pinheiro, também antecipou que o partido vai iniciar ainda este mês uma grande campanha de filiação feminina em todo país.

Todo o trabalho que está sendo iniciado foi descrito pelo presidente estadual do Podemos, Cesar Silvestri Filho, como inédito, pelo caráter permanente de atuação que não se esgota no período de eleição. “Estamos rompendo o papel cartorial, tradicional de partido, que muitas vezes subsiste somente no período eleitoral. Estamos criando uma ferramenta em que o partido vai ser um instrumento para melhorar a vida da população. Isso legitima a existência do Podemos”, disse.

Os três senadores do Paraná, Alvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, todos do Podemos, destacaram a grande adesão ao evento e ressaltaram a importância da organização partidária, como a que está sendo realizada pelo Podemos Mulher, para que as mulheres estejam na linha de frente do trabalho por uma sociedade mais justa no pós-pandemia. 

“O Podemos é o partido da reconstrução nacional e as mulheres são fundamentais para ajudar a elaborar uma proposta que possa significar esperança para o nosso país”, afirmou o senador Alvaro Dias.

Para o senador Flávio Arns, a participação de mais de 500 pessoas no lançamento da campanha Juntas Podemos é uma resposta positiva de adesão ao movimento. “Cada região do Paraná tem que estar representada em termos de ações imediatas, na transformação dessas ações em políticas públicas que serão ancoradas em lei. E nós estamos juntos apoiando no que for necessário.”

O senador Oriovisto Guimarães também ofereceu apoio ao trabalho e ressaltou que a pauta ética é o que une o Podemos. “A política tem que ser tratada com desprendimento, com doação e não como causa própria”, reforçou.

Informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE