PUBLICIDADE

Bancada Federal apoia vacina ‘100 % paranaense’

O imunizante tem baixo custo, usa insumos e tecnologia nacionais e é multifuncional.

Imagem ilustrativa da imagem Bancada Federal apoia vacina ‘100 % paranaense’
-

O imunizante tem baixo custo, usa insumos e tecnologia nacionais e é multifuncional

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentou a vacina contra a Covid-19 – para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes. A reunião híbrida, realizada nesta terça-feira (25),  foi articulada pela Bancada Federal Paranaense, coordenada pelo deputado Toninho Wandscheer.

Na ocasião, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca e os professores Emanuel Maltempi de Souza e Helton José Alves participaram de maneira remota e apresentaram detalhes da vacina para toda a equipe da pasta.

A vacina que está em desenvolvimento na universidade se encontra na fase pré-clínica. Está sendo testada em animais. O imunizante tem baixo custo, usa insumos e tecnologia nacionais e é multifuncional. Pode ser recombinado para atender variantes do SARS-CoV-2 ou outras doenças, como a dengue.

O reitor lembrou que a vacina deverá finalizar a fase pré-clínica em um prazo de seis meses, quando vai precisar de recursos financeiros para realizar os testes clínicos, em seres humanos.

“Foi uma reunião positiva. A Bancada está unida mais uma vez em torno deste importante projeto para o nosso Estado e o país. A intenção é articular uma emenda impositiva para o financiamento da vacina, destinando orçamento do Ministério para a UFPR avançar rápido na pesquisa e ajudar na imunização dos brasileiros. Apoiamos 100% a vacina paranaense”, disse Wandscheer.

Segundo o coordenador, o colegiado vai trabalhar para que a emenda seja recebida ainda este ano e inserida no Orçamento de 2022.

Também participaram do encontro os deputados federais do Paraná, Vermelho, Diego Garcia, Gustavo Fruet, Luizão Goulart, Ricardo Barros e as deputadas Leandre Dal Ponte, Aline Sleutjes e Luisa Canziani.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE