PUBLICIDADE

Campanha busca conscientização contra violência à pessoa idosa

Iniciativa partiu do Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (NASJEPI) da UEPG em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Ponta Grossa e Escritório Regional da SEJUF

Closeup side portrait of white elderly woman's eyes
Closeup side portrait of white elderly woman's eyes -

Iniciativa partiu do  Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (NASJEPI) da UEPG em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Ponta Grossa e  Escritório Regional da SEJUF

“Sensibiliza Campos Gerais” é o movimento que busca por uma cidade contra a violência à pessoa idosa. Em Ponta Grossa  no  dia 15 de junho, data que marca o Dia Mundial da Conscientização, as instituições e entidades que apoiam e participam da ação, iluminam as fachadas na cor violeta como sinal de respeito e luta pelos direitos das pessoas idosas.

A iniciativa partiu do  Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (NASJEPI) da UEPG em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Ponta Grossa e  Escritório Regional da SEJUF. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Prof. Maria Iolanda de Oliveira,  apesar dos direitos das pessoas idosas estarem garantidos por lei, a violência ainda acontece e se caracteriza como um problema universal. 

A violência contra a pessoa idosa pode acontecer de forma física, emocional, sexual, financeira, negligência ou por abandono. Em Ponta Grossa no ano de 2020, foram mais de 370 denúncias, sendo 165 casos acompanhados  pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), segundo dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.  

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Thais Verillo, aponta que as campanhas de conscientização têm um papel fundamental para que os idosos reconheçam que estão sofrendo algum tipo de violência. Desta forma, quem pratica qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa também fica ciente que é um crime passível de punição.

O Estatuto do Idoso completou 18 anos, mas ainda grande parte das pessoas desconhecem os direitos assegurados para esta faixa etária.  O art. 4° explicita que  "Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. Mas, de acordo com a professora Maria Iolanda Oliveira, a violência é uma realidade vivenciada pela maioria das pessoas idosas que deve ser enfrentada por meio de ações e prática da valorização das pessoas idosas.  

A violação dos direitos humanos não pode ser vista como um fenômeno natural. A campanha “Sensibiliza Campos Gerais”  aborda a necessidade da mudança de atitudes e o repúdio dos atos que prejudicam a integridade física e moral da pessoa idosa.  Ao presenciar uma cena de violência ao idoso, denuncie!

-DISQUE DENÚNCIA: 100; 

-OUVIDORIA: 156; 

 As instituições que desejam participar do movimento em defesa dos direitos da pessoa idosa, além de iluminar a fachada na cor violeta entre os dias 15 a 30 de junho, recebem o material de divulgação online com frases de conscientização contra a violência à pessoa idosa. Para ser um apoiador, entre em contato por meio do e-mail: [email protected] ou no telefone (42) 99915-2021

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE