PUBLICIDADE

Jaguariaíva atinge metas na saúde e recebe premiação

Como resultado do trabalho da administração municipal na atenção primária, Jaguariaíva ficou entre as nove cidades do Paraná que receberam o certificado

Jaguariaíva ficou entre as nove cidades do Paraná que receberam o certificado
Jaguariaíva ficou entre as nove cidades do Paraná que receberam o certificado -

Como resultado do trabalho da administração municipal na atenção primária, Jaguariaíva ficou entre as nove cidades do Paraná que receberam o certificado

A cidade de Jaguariaíva recebeu, neste mês, o certificado de Reconhecimento da Atenção Primária (APS). O certificado é destinado pelo Ministério da Saúde aos municípios que cumprem uma série de metas ligadas ao serviço. Mesmo em um cenário de pandemia, Jaguariaíva conseguiu atingir os objetivos nos sete critérios norteadores do Previne Brasil, que envolvem odontologia, atendimento a gestantes, realização de exames de sífilis e HIV, entre outros.

Como resultado do trabalho da administração municipal na atenção primária, Jaguariaíva ficou entre as nove cidades do Paraná que receberam o certificado e, no cenário nacional, está entre 230 municípios que alcançaram as metas estabelecidas pelo ministério. Nos serviços a gestantes, a meta proposta para 2020 foi de 60% e Jaguariaíva alcançou uma média de 62,3%, atendendo a todos os requisitos com sucesso. A nota ou Indicador Sintético Final (ISF) do município foi de 7,02.

A prefeita Alcione Lemos (DEM) comemorou o resultado e ressaltou que a certificação na APS é importante para o repasse de recursos ao município, isto porque, desde 2019, o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é pago de acordo com o alcance dos indicadores. 

“Este conjunto de metas no qual o município de Jaguariaíva é destaque não é somente um medidor da Atenção Básica, mas também um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios, através do pagamento por desempenho”, ressalta a chefe do Executivo. 

“Sendo assim, quanto melhor está nosso serviço de saúde, melhor ele tende a ficar, porque temos profissionais e gestores sérios, capacitados e comprometidos com a saúde da família jaguariaivense”, afirmou a gestora. “Nossa expectativa, com a continuidade deste trabalho, é melhorar ainda mais o atendimento à nossa população, otimizando e ampliando os serviços da saúde pública”, completou a prefeita Alcione.

Setor desenvolve força-tarefa

A secretária de saúde de Jaguariaíva, Amália Cristina Alves, salientou que, desde o início dessa nova modalidade de financiamento, as equipes buscam identificar pontos a serem melhorados para que as metas sejam atingidas. “Durante esse processo foi muito importante a organização da equipe para registrar e enviar dados por meio do Sistema de Informação em Saúde, bem como planejar o trabalho e avaliar o desempenho dos quadrimestres”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE