PUBLICIDADE

Professora de PG ministra disciplina na Argentina

A professora Adriana Fabrini, docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ministra aulas na Universidade Nacional de Tucuman (ARG)

Imagem ilustrativa da imagem Professora de PG ministra disciplina na Argentina
-

A professora Adriana Fabrini, docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ministra aulas na Universidade Nacional de Tucuman (ARG)

Entre os dias 28 de agosto e 25 de setembro, a professora Adriana Fabrini, docente do Departamento de Administração, ministrou a disciplina Internacionalización de la Empresa: Estrategias para el Acceso al Mercado Internacional, no curso de Especialização em Negócios Internacionais da Universidad Nacional de Tucumán, na Argentina. A atividade é parte de uma cooperação entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a universidade argentina.

A professora Adriana conta que realizou, em 2013, o estágio docente na universidade argentina pelo programa da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), o que levou a outras colaborações. “Já foram realizadas outras atividades em conjunto, como o desenvolvimento de um artigo científico que analisou o comportamento do relacionamento comercial entre Brasil e Argentina desde o inicio dos anos 2000 e que foi publicado em periódico internacional, a participação ativa da Prof. Maria José Gramado (Coordenadora da Especialização em Negócios Internacionais da Universidad Nacional de Tucumán) no curso de Especialização em Gestão Estratégica em Negócios Internacionais da UEPG com palestras e participações com os alunos, a fim de estreitar e manter o vínculo entre as universidades”, relata. A expectativa do Departamento de Administração, segundo a professora, é de que a parceria se amplie e fortaleça ao longo do tempo, em especial no retorno das atividades presenciais de pesquisa e ensino.

Primeira docente internacional a ministrar uma disciplina na Faculdad de Ciências Econômicas da Universidad Nacional de Tucumán, Adriana destaca que é uma importante oportunidade para ampliar os horizontes de conhecimento sobre Comércio Exterior. “Esta oportunidade nos engrandece como profissionais e seres humanos, pois nos coloca em contato com pessoas diversas, que vivem, pensam e praticam conhecimentos e cultura diferentes das nossas”, avalia. “O processo de internacionalização do conhecimento é muito importante para ampliar nossa rede de relacionamentos profissionais e por consequência nos faz aprender com a prática, em um processo que agrega valor a todos os envolvidos: alunos internacionais, docentes de ambas as universidades, alunos nacionais e comunidade acadêmica”.

A professora Adriana Fabrini é doutora em Administração e atua no curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior. Possui pesquisa continuada com colegas e acadêmicos sobre estratégias de internacionalização de empresas com foco em países emergentes, além de orientar alunos de iniciação científica e pós-graduação sobre a mesma temática.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE