menu

Central de Cooperativas amplia competitividade na agricultura

Atualmente, quase 900 associados de 34 municípios paranaenses são atendidos pela iniciativa. O projeto também engloba a região dos Campos Gerais


A empresa Klabin procura oferecer suporte para a Central de Cooperativas da Agricultura Familiar. O apoio ocorre com o objetivo de aumentar a competitividade entre as cooperativas e produtores rurais que, sozinhos, têm pouca força para participar ativamente do mercado. O grupo é formado por cinco cooperativas parceiras do programa ‘Matas Sociais’. Atualmente, quase 900 associados de 34 municípios paranaenses são atendidos pela iniciativa. O projeto também engloba a região dos Campos Gerais.

A entidade foi constituída no mês de agosto, após uma reunião realizada em Telêmaco Borba. A solenidade contou com a presença de representantes da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná (Fecafes). O intuito da criação de uma Central é a união para fortalecer a produção e comercialização de alimentos, buscando novos mercados, preços competitivos, troca de experiências e otimização de serviços. A gestão é compartilhada entre as cooperativas participantes, que tomam decisões para ampliar a presença dos produtores locais no mercado.

Fazem parte da nova Central a Cooperativa de Agricultores Familiares de Cândido de Abreu (Copercandi), Cooperativa da Agricultura Familiar de São Jerônimo da Serra (Cooaf), Cooperativa de Apicultores e Meliponicultores Caminhos do Tibagi (Coocat-Mel), Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária de Sapopema (Copasol) e Cooperativa Agropecuária Reservense (Copar-r). Além das cooperativas, associações de agricultores também fazem parte da estratégia de atuação conjunta para discutir os arranjos produtivos da região, como a Associação de Moradores e Produtores do Cerrado Grande (AMPRCG), de Tibagi, e a Associação de Produtores Rurais de Campinas Belas (Aprocan), de Reserva.

A iniciativa potencializa o alcance do programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, realizado pela Klabin desde 2015, que atende mais de 600 propriedades rurais de 11 municípios da região, além de associações e cooperativas de agricultura familiar. Com a parceria do Sebrae e da Apremavi  e apoio das prefeituras municipais, o programa auxilia pequenos e médios produtores rurais nas etapas de produção, desde a adequação ambiental ao apoio à comercialização de alimentos nos mercados locais, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo.

"A Central permitirá aos agricultores familiares maior potencial competitivo e ampliação dos canais de comercialização. São cooperativas com distintas origens e realidades, no entanto, solidárias, com necessidades comuns que permeiam a estruturação de um mercado sólido para ampliar as possibilidades de mercado", frisa Regiane Aparecida Moura da Silva, presidente da COOAF, eleita presidente da Central.

A agenda prevê uma série de atividades, começando por estruturar o plano de negócios e de viabilidade da Central, em parceria com o Sebrae, além da estruturação da sede, em Telêmaco Borba, e articulação com diferentes instituições para a definição de agendas em comum.

"Ações como essas fazem parte da Política de Sustentabilidade da Klabin, que visa contribuir com o desenvolvimento regional dos municípios onde atuamos de maneira sustentável. A criação da Central com o apoio do Matas Sociais representa um importante marco do trabalho conjunto com os produtores e suas cooperativas para ajudá-los a se desenvolverem e alcançarem maior produtividade e sustentabilidade", afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias
Ponta Grossa 17/01/2022 ás 18:50h
Ponta Grossa 17/01/2022 ás 18:17h
Bom Dia Astral 17/01/2022 ás 18:00h
Ponta Grossa 17/01/2022 ás 17:53h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/400000/capa_00408084_0_202201142052.jpg?xid=1183574
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades