PUBLICIDADE

PG é destaque em evento com mais de 100 cidades inteligentes

Encontro estadual, que aborda tecnologias e soluções para desenvolver as cidades, terminou na última sexta-feira (8); Vale dos Trilhos foi apresentado a mais de 100 municípios.

Prefeita Elizabeth e presidente da AID, Tônia Mansani, durante o evento em Maringá.
Prefeita Elizabeth e presidente da AID, Tônia Mansani, durante o evento em Maringá. -

Encontro estadual, que aborda tecnologias e soluções para desenvolver as cidades, terminou na última sexta-feira (8); Vale dos Trilhos foi apresentado a mais de 100 municípios

O Ecossistema de Inovação Vale dos Trilhos, que estabelece eixos para o desenvolvimento integral da atividade de inovação na administração municipal de Ponta Grossa, foi destaque no 8.º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento aconteceu em Maringá e teve a participação de prefeitos, gestores e servidores de mais de 100 municípios. A chefe do Poder Executivo de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (PSD), e a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento (AID), Tônia Mansani de Mira, estiveram representando a cidade no encontro, que encerrou na última sexta-feira (8).

Com a apresentação ‘Ponta Grossa e os trilhos que guiam a construção de uma cidade inovadora e inclusiva’, a presidente da AID reforçou a importância de compartilhar tecnologias com outros municípios inovadores. “Foi de extrema relevância participarmos do evento, tanto para mostrarmos para os demais municípios e estados o que estamos fazendo, bem como para conhecermos o trabalho das demais cidades, tecnologias e trocarmos ideias e experiências. É o Vale dos Trilhos mostrando a sua força”, disse ao Portal aRede.

Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), com o apoio da Prefeitura Municipal de Maringá (PMM), Associação de Municípios do Paraná (AMP) e outras associações de cidades regionais, o diretor da RCD, José Marinho, ressaltou os avanços tecnológicos que precisaram ser realizados em razão da covid-19. “A pandemia fez a administração pública redimensionar a questão de se implantar ferramentas novas e da necessidade de mudar a relação com a sociedade. Esse evento representa muito”, comentou.

Cronograma

Temas, soluções e casos de sucesso foram apresentados durante o Congresso, entre eles da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), de Guaíra, de Belo Horizonte (MG) e São José dos Campos (SP), a primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO. Sobre a participação do Município ponta-grossense, a prefeita Elizabeth destacou a possibilidade de dividir experiências. “Enfatizamos a importância de estarmos fazendo este intercâmbio de ideias, de projetos, anseios e de vontades de fazer as coisas acontecerem estando no meio da inteligência, da informática e das novas tecnologias”, disse ao Portal aRede.

Por fim, Elizabeth reforçou a presença do ‘Vale dos Trilhos’. “Foi interessante demais mostrarmos quais são os nossos primeiros passos e vermos também exemplos de cidades, como São José dos Campos, que já está sendo considerada um dos 80 municípios inteligentes do mundo. Estarmos inseridos dentro desse processo é uma grande honra, alegria e dádiva podermos aprender com os outros”, finalizou a chefe do Poder Executivo.

Ecossistema de Inovação

O Ecossistema de Inovação Vale dos Trilhos foi instituído por decreto municipal em abril do último ano, estabelecendo eixos para o desenvolvimento integral da atividade de inovação na administração municipal e em toda cidade de Ponta Grossa. Para divulgar informações, ações e eventos do ecossistema de inovação, o Vale do Trilhos lançou o site oficial. No portal, é possível conferir o Mapa da Inovação, consultar e cadastrar eventos, conhecer mais sobre os eixos e objetivos do ecossistema, além dos projetos desenvolvidos na cidade que possuem a chancela do Vale dos Trilhos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE