PUBLICIDADE

Governo e professores voltam a se reunir na segunda-feira

Os professores da rede estadual continuam em greve. Nesta sexta-feira (20), na reunião entre a direção da APP-Sindicato, o Comando de Greve Estadual e o secretário de Educação Fernando Xavier, foram obtidos avanços, mas continuam os impasses. Em virtude disso, o movimento continua, bem como o acampamento em Curitiba e as atividades regionais.

Hoje, o Conselho Estadual da entidade e o Comando de Greve Estadual se reunirão na sede do sindicato, para analisar o cenário e definir como será a luta a partir de agora. Os impasses serão tratados em uma nova rodada de debate que ocorrerá, provavelmente, na segunda-feira (23), no período da tarde.

O Governo do Estado vai chamar cerca de 1.000 professores e pedagogos aprovados em concurso público no ano passado para reforçar o quadro do magistério estadual. Este foi um dos anúncios feitos pelo secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, durante reunião com diretores da APP-Sindicato.

O governo também garantiu que escolas terão pessoal de apoio e professores para a retomada das aulas e das atividades de contraturno nas disciplinas de educação física e língua estrangeira.

Outra decisão foi a indicação de diretores auxiliares para gerir escolas que atuam em três turnos. Cerca de 300 escolas devem ser atendidas com a medida. O governo se comprometeu, ainda, a abrir salas de apoio para reforço escolar já no início das aulas.

Sobre as turmas, a Secretaria se comprometeu a enviar uma circular para as escolas para que informem qual a demanda de turmas que ainda acham necessário, seguindo os critérios da resolução que estabelece os números mínimo e máximo para cada etapa de ensino.

A equipe do setor de Planejamento da Secretaria, que esteve na reunião, informou que muitas escolas ainda estão fazendo matrículas e que novas turmas serão formas ainda.A Secretaria fez um estudo para reorganizar o número de turmas na rede estadual de escolas. A medida é para melhorar a qualidade de ensino no Paraná. A análise levou em conta a queda de 4,7% no número de matrículas, na comparação entre os anos de 2014 e 2015.

“Ao final da reunião vimos que não há grandes divergências e todas as demandas tiveram bom encaminhamento, com entendimento entre as partes”, destacou o secretário Fernando Xavier Ferreira. A reunião, que começou as 14h30, terminou às 20h30 e um novo encontro ficou marcado para segunda-feira (23).  “Nosso objetivo é que as aulas sejam reiniciadas imediatamente, para não prejudicar ainda mais o calendário escolar, os estudantes e as famílias”, disse o secretário.

Na próxima segunda-feira(23), uma nova rodada de negociações acontece para avançar nos seguintes itens:

Licença Especial – Exigimos a revogação da normativa que suspendeu as licenças para 2015.

PDE – Garantia de realização do PDE como já programado, para após agosto de 2015. Ontem, o secretário anunciou a suspensão do PDE para todo o ano.

Nomeação de 463 concursados – Este é o número de concursados que ficou fora do anuncio realizado pelo governador no início do ano. Solicitamos um novo decreto que contemple estes(as) profissionais.

Ordem de serviço – Solicitamos a liberação de ordens de serviço, principalmente aos novos concursados.

Licença para mestrado e doutorado – Solicitamos a liberação destas licenças que também estão suspensas temporariamente.

Distribuição de aulas para o PSS – Hoje há um descumprimento da instrução que regula a distribuição de aulas a professores(as) temporários que estão sendo obrigados(as) a pegar 26 aulas para efetivação do contrato. Exigimos que a estes(as) professores(as) possam atribuir menos aulas.

Nova distribuição de aulas – Para a reorganização da escola com novos concursados, mais PSS contratados e reabertura de turmas, será necessária uma nova distribuição de aulas.

Liberação programas ainda pendentes – Ficam pendentes programas como Mais Educação e Hora Treinamento e solicitamos também a reabertura destes programas.

Pagamento de atrasados – A comissão realizou um amplo debate sobre o pagamento de benefícios em atraso como progressões e promoções em atraso. O governo alega a falta de dinheiro para efetivar estes pagamentos imediatamente e se negou a estabelecer qualquer prazo saldar esta dívida.

Impasses para avançar - Suspensão da Licença Prêmio e do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2015

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE