PUBLICIDADE

Região tem 3 mil pessoas na fila das cirurgias eletivas

Elaine Serafim, de 64 anos, permaneceu na fila do SUS para realizar uma cirurgia por mais de 3 anos. A senhora teve de desistir e realizar o procedimento pelo sistema particular

Mais de três mil pacientes, em 12 municípios de abrangência da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, estão cadastrados para a realização de cirurgias eletivas. São cirurgias nas áreas de ortopedia, ginecologia, oftalmologia e cirurgia geral. Um mutirão deve ser realizado em Ponta Grossa para atender esta demanda e devem ser atendidas todas as pessoas inscritas no Sistema Único de Saúde (SUS) com necessidade de cirurgia nessas áreas, segundo a diretora da 3º Regional de Saúde Scheila Tramontin Mainardes.

Os primeiros pacientes já começaram a ser convocados para realizar procedimentos iniciais, como os pré-operatórios e um levantamento das cirurgias represadas. O Governo do Estado vai investir cerca de R$2 milhões na execução do mutirão, que terá cirurgias realizadas no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, Hospital Evangélico, Santa Casa, e Bom Jesus, em Ponta Grossa, o Hospital do Rocio, em Campo Largo e nos Hospitais Municipais de Jaguariaíva e Palmeira.

A 3º Regional de Saúde abrange 12 cidades da região, sendo elas Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés. Das 3.000 cirurgias, aproximadamente 55%, ou 1.650, serão realizadas no município de Ponta Grossa, segundo Scheila Tramontin.

Quem não teve o nome incluso nas 3.000 cirurgias realizadas na região é a dona Elaine Serafim, de 64 anos. A moradora do Jardim Alto Alegre permaneceu mais de três anos na fila do SUS para realizar uma cirurgia. A necessidade de uma operação de incontinência urinária fez com que Elaine abandonasse a fila do SUS - que até então não tinha previsão nenhuma para a realização do procedimento. “Foram mais de três anos aguardando para conseguir fazer uma cirurgia, mas chega uma hora que não tem mais como esperar”, explica Elaine.

Como a senhora tinha muitas dores, ela teve de fazer um empréstimo, de R$3.500, para conseguir fazer a cirurgia pelo sistema particular de saúde. Inscrita desde 2011 na fila do SUS, apenas em outubro de 2014 ela conseguiu fazer a operação e pelo sistema particular. As cirurgias de incontinência urinária se encaixam na categoria ‘cirurgias ginecológicas’ e, após a realização do mutirão pela 3º Regional de Saúde, o SUS deve atender todos os cadastrados no sistema com necessidade de uma cirurgia do gênero na região.

paciência
726 mulheres estão na fila para cirurgias ginecológicas em PG
As Cirurgias Ginecológicas chegaram a ter 726 mulher na fila, apenas em Ponta Grossa, com a necessidade de procedimentos como mioma, cisto, retirada de útero e incontinência urinária. Com a realização do mutirão de cirurgias nos Campos Gerais, anunciado no dia 25 de maio pelo Governo do Estado, a fila das mulheres com a necessidade desse gênero de cirurgias deve ser zerada em Ponta Grossa e região. Das 3000 cirurgias realizadas na região, serão 700 procedimentos gerais, 200 urológicas, 900 ginecológicas, 900 ortopédicas e 200 cirurgias de catarata, segundo Scheila Tramontin. A diretora da 3º Regional de Saúde explica, ainda, que no 2º semestre deve ser realizado outro mutirão de cirurgias, com verbas do Governo do Estado, que abrangerá outras especialidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE