PUBLICIDADE

Prédio do antigo ‘Cine Inajá’ gera preocupação

De um dos prédios ao lado do endereço que fica no cruzamento das ruas Sete de Setembro, com XV de Novembro, foi possível observar a situação da construção. Sem cobertura, com alguns andaimes montados, as 1,3 mil poltronas originais estão expostas a ação do tempo

Um espaço que já foi o ponto de encontro da sociedade ponta-grossense e na sua história ficou conhecido por grandes estreias como, por exemplo, “Titanic”, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, “Ghost” e “O Exterminador do Futuro 2”, hoje é motivo de preocupação por parte de alguns comerciantes. “Se o espaço fosse melhor aproveitado, certamente iria contribuir para o comércio da região como um todo”, comenta Ana Maria Paula, que trabalha há 12 anos em uma pastelaria em frente ao prédio do antigo Cine Inajá.

Informações extraoficiais dão conta que o local está em obra há cinco meses. Ontem, na parte da tarde, a equipe de reportagem do Jornal da Manhã esteve no prédio, porém, ninguém foi encontrado. Nem mesmo em um dos 34 apartamentos que ocupam a mesma estrutura algum morador foi localizado.

De um dos prédios ao lado do endereço que fica no cruzamento das ruas Sete de Setembro, com XV de Novembro, foi possível observar a situação da construção. Sem cobertura, com alguns andaimes montados, as 1,3 mil poltronas originais estão expostas ao tempo. Entulhos também podem ser vistos espalhados pelo chão e parte do que deveria ser um forro aparenta ter despencado em cima de uma estrutura similar a um palco.

Nos registros da Prefeitura de Ponta Grossa a estrutura consta como pertencente ao Cine Sul Empreendimentos Imobiliários, razão social que também aparece como responsável pelo antigo Cine Império que foi demolido em julho do ano passado vítima do descaso com o patrimônio histórico da cidade.

De acordo com a dissertação de mestrado defendida por Nelson Silva Júnior, “O Fechamento dos Cinemas em Ponta Grossa: particulares de um processo histórico-cultural”, o Cine Inajá foi inaugurado em 1965, ocupando a lacuna deixada pelo Cine Renascença. Registros da época dão conta de que o local surgiu como o mais moderno cinema da cidade e um dos melhores do Brasil.
Seu fechamento ocorreu em 2001. Desde então passou a ser ocupado por duas igrejas. A última delas, em 2012, se envolveu em constantes conflitos com a vizinhança que reclamava do abuso na utilização de som durante os encontros religiosos.

1950 E 1990
Época de ouro do cinema
Quem viveu entre as décadas de 1950 e 1990 é a prova viva de que Ponta Grossa era forte em relação ao universo cinematográfico. O centro da cidade chegou a contar com três grandes cinemas. Eram eles o Cine Ópera - que passou por um longo processo de reforma e atualmente está em funcionamento-, o Império (que já foi demolido) e o Inajá. Somados, eles tinham mais de três mil poltronas. Dos três, o Inajá era o mais antigo e também foi o último a encerrar as atividades.

O QUÊ
>> Cine Império
Passado mais de um ano da demolição do prédio que abrigava o Cine Império - em frente a Praça Barão do Rio Branco-, as reclamações apenas aumentaram. Pessoas que passam pelo local diariamente questionam as condições da calçada que fica em frente ao terreno. Além disso, o mau cheiro de um esgoto ao céu aberto também incomoda. A Prefeitura, por enquanto, não tem nenhum projeto para o local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE