PUBLICIDADE

UEPG poderá ter 2º turno para escolha de reitor em 2018

Imagem ilustrativa da imagem UEPG poderá ter 2º turno para escolha de reitor em 2018

Por Maurício José Kaczmarech

Na última quinta feira foi encaminhado para apreciação do Conselho de Administração da UEPG, proposta para uma modificação do “Regulamento Geral dos processos de consulta e eleições para escolha de dirigentes universitários e de representantes nos colegiados deliberativos”. O objetivo da proposta é o de modificar o Artigo 74 (Da apuração dos votos) que faz parte da “Consulta à comunidade universitária para a escolha do Reitor e Vice-Reitor da UEPG”. Este artigo indica que “Será considerada vencedora a chapa que obtiver o maior valor numérico do cálculo da expressão do artigo anterior.” Existe uma fórmula onde leva em consideração um fato, o de que a comunidade universitária apesar de ser proclamada como um ambiente de democracia, igualdade e intelectualidade, é dividida no que pode parecer três castas, espécies ou grupos (estudantes, funcionários técnicos-administrativos e funcionários docentes). O valor do voto não é igualitário como para as eleições para vereadores, deputados, senadores, governadores e presidente da República, mas tem valores diferentes, indo do voto de mais “peso” (dos docentes), passando pelos intermediários (dos servidores técnico-administrativos) e dos estudantes com o menor valor. Mas isto é outro assunto.

       A proposta apresentada trabalha somente na questão da necessidade de que o grupo de dois candidatos (para reitor e vice, a popular “chapa eleitoral”) consiga no final, ter a aprovação de 50% mais um do consenso dos eleitores dos três grupos que compõem a comunidade universitária. Isto é necessário, pois assim, não ficará no comando os participantes de grupos que não representam a maioria dos membros da comunidade universitária. Na última escolha para reitor da UEPG  foi divulgado que 44,6% dos votantes elegeram o atual reitor, entretanto, a maioria da comunidade universitária que manifestou-se pelo voto, não considerou que aquele candidato fosse o melhor para o cargo, ficando 55,3% dos votantes considerando que a chapa que foi vencedora não os representa. Lembramos ainda que na última escolha para reitor, fortes chuvas e a greve do transporte coletivo prejudicou a presença dos estudantes, reduzindo em muito a participação dos mesmos e na prática colocando a questão de que o índice poderia ser menor ainda...pois, historicamente, os candidatos de oposição recebem forte apoio dos estudantes. E também existe a questão de que os professores e servidores técnico-administrativos são obrigados a votar e os alunos não! É o estranho mundo das eleições universitárias (nas outras IES estaduais é seguido quase o mesmo sistema).

      Um segundo turno aprimora o sistema de escolha de membros da reitoria, permitindo que em dois momentos, a comunidade universitária colabore com sua opinião se a instituição deve ser mais política (elegendo candidatos dedicados paralelamente a uma vida na política), mais social (com candidatos mais humanistas) ou mais tecnicistas com candidatos com melhor formação para ser um administrador de instituição pública. No passado tivemos como candidato, o saudoso administrador de empresas Sérgio Escorsim que foi preterido por um dentista!!!!...mas assim é a democracia, muitas vezes permite que o menos apto, seja eleito, algo comum, por exemplo, na política brasileira.

Com eleição prevista para o primeiro semestre de 2018, a UEPG poderá finalmente retirar a UEPG de uma triste posição, é uma universidade que não tem segundo turno para escolha de reitor, fugindo do avanço democrático das grandes universidades estaduais como a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). A UEPG não pode ficar com aspectos de universidade de segunda linha no aspecto democrático, pois equivale às outras instituições do gênero do Paraná. A modificação mostrará que a escolha de reitor e vice é algo democrático!

Por Maurício José Kaczmarech é funcionário da UEPG

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE