PUBLICIDADE

A imprensa dos Campos Gerais na virada do século (1890-1910)

Imagem ilustrativa da imagem A imprensa dos Campos Gerais na virada do século (1890-1910)

Rafael Schoenherr*

João Paulo Leandro de Almeida **

Em comemoração aos 198 anos de Ponta Grossa, o repositório digital Memórias Digitais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), disponibiliza de forma gratuita ao leitor, na semana de aniversário do município, acesso a mais um capítulo importante da história da imprensa na região dos Campos Gerais. Trata-se de conjunto de jornais, inédito na web, produzidos em Castro e Ponta Grossa nos últimos anos do século XIX e na primeira década do século XX.

A documentação online resulta de parceria da Casa da Cultura de Castro e do Museu Campos Gerais (MCG), com finalidade de digitalização de acervo de periódicos de municípios da região. Essa é a primeira publicação de uma série, que envolve, ao todo, em torno de 70 títulos. O público tem acesso, a partir de agora, a edições de A Campanha (1895 e 1986), A Aurora do Evangelho (1899), A Caridade (1900), O Rebate (1905), O Reclame (1908) e O Escalpello (1908).

Este último periódico ponta-grossense reuniu em sua equipe redatores como Hugo Reis (posteriormente redator e chefe de redação do Diário dos Campos), o professor Becker e Silva, além de Antônio Gomes, José Madureira Branco e Virgolino Brazil. O texto da edição inaugural estabelece polêmica com o jornal O Progresso, bissemanal que circulou de 1907 a 1912 e depois se transforma em Diário dos Campos, com periodicidade diária - ambos parcialmente disponíveis no Memórias Digitais (http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/).

Pode-se dizer que tais impressos regionais da virada do século representam esforços jornalísticos anteriores ao estabelecimento do jornal diário como modelo principal de regularidade, o que sinaliza outras condições tecnológicas de impressão, de coleta e produção da informação, além de viabilização econômica e demanda leitora, portanto. Mercado que só iria se firmar na década de 1950, com a entrada em cena do Jornal da Manhã, na Princesa dos Campos. Tem-se acesso, agora, com poucos cliques na tela do navegador, ao contexto formulador do que seria a imprensa diária na região, com destaque para as cidades de Castro e de Ponta Grossa (como será possível ver nas próximas publicações da série).

Outra característica a se destacar sobre o acervo que agora ganha versão online e que também está presente na coleção inaugural é a variedade de perfil das publicações, indo do jornalismo mais comercial aos periódicos religiosos, comunitários, estudantis, culturais, de comunidades étnicas e agrícolas, entre outros. Apenas uma pequena parcela dos jornais já foi reconhecida em inventários anteriores de pesquisa, tal como o conhecido texto de Valfrido Pilotto (http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/items/show/2478).

O trabalho de socialização do conhecimento sobre uma das marcas culturais históricas da cidade de Ponta Grossa e de municípios vizinhos, a imprensa, foi possível por meio de ação cooperada da UEPG, Casa da Cultura de Castro, Núcleo de Digitalização do MCG e Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação (Propesp), através do programa Pibic Jr com apoio do CNPq. O estudante de ensino médio João Francisco Prado, do Colégio Estadual 31 de março, realizou primeira catalogação do acervo que agora passa a ficar acessível de forma gratuita na web ao público e pesquisadores. Trabalham na digitalização, ainda, a estagiária em História no MCG, Gabriele Lima Pedroso e o hoje licenciado em História, Ricardo Enguel Gonçalves.

* diretor de acervo do Museu Campos Gerais, professor do Departamento de Jornalismo da UEPG.

** chefe do Núcleo de Digitalização do Museu Campos Gerais, doutorando em Geografia pela UEPG (bolsista Capes).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE