PUBLICIDADE

Prazo para envio do IR termina nesta terça-feira

Recomendação é que os contribuintes não deixem para enviar nas últimas horas
Recomendação é que os contribuintes não deixem para enviar nas últimas horas -

Receita Federal prevê volume intenso de  envios neste último dia. Quem o perder prazo paga multa

Termina nesta terça-feira (30) o prazo para o envio das Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, referentes ao ano fiscal de 2018. O prazo não é prorrogável, e é possível fazer a declaração até às 23h59min59. Depois disso, o sistema fecha e só vai receber declarações mediante o pagamento da multa. Portanto, a recomendação é que os contribuintes obrigados a prestar as contas ao Leão que enviem a sua declaração dentro do prazo, mesmo que incompleta, caso faltem alguns documentos, para que depois possa fazer a retificadora, sem custo extra.

Até 0h desta segunda-feira, a delegacia da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa tinha recebido 50.401 declarações dos habitantes ponta-grossenses, o que corresponde a 76,3% do total esperado. Já na base regional, esse valor era de 161.192 declarações, ou seja, 78,24%. Na comparação com o mesmo período em 2018, os números estão inferiores, quando eram de 52.887 e 166.933, respectivamente. E o detalhe é que para este ano é esperado um aumento de 4%. “Então o que deve ocorrer é um número elevado de declarações enviadas nessas últimas horas. Não é algo que preocupa, visto que os sistema da Receita estão aptos para receber esse grande fluxo de informações”, alega o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Demetrius Soares.

Essa média, porém, está dentro da nacional, e o delegado lembra da cultura do brasileiro, de cumprir com seus deveres no último momento. Esse ato, porém, não é algo recomendável, lembra. “O contribuinte deve ter cuidado, porque pode enfrentar problemas no seu equipamento, no seu computador, provedor, rede de comunicação”, diz. Como ele lembra, é obrigado a declarar quem teve rendimentos tributáveis, em 2018, com valores superiores a R$ 28.559,70 – esse é o principal motivo de incidência, mas há outros. 

Nesta terça-feira, último dia, o único momento que o sistema ficará fechado é nas primeiras horas do dia, ainda na madrugada, das 1h às 5h. Porém, depois o sistema estará apto para receber o grande volume de transmissões, explica o delegado. Ao dar 0h do dia 1º de maio, o sistema se fecha e não receberá nenhuma declaração até o dia seguinte. Somente às 8 horas do dia 2 de maio que a Receita voltará a receber as declarações, para que não haja problemas com quem enviou atrasado. Essa pessoa, para enviar, já precisará recolher a diferença de R$ 165,74, que é a multa mínima.

UEPG presta auxílio a contribuintes

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) presta auxílio a quem tem alguma dúvida quando ao envio da declaração do Imposto de Renda, e também contribuiu para a elaboração ou envio. Em entrevista no Portal aRede, o professor Carlos Lopatiuk destacou a atuação do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), aberto à comunidade, que funciona na rua Francisco Burzio, 625. “Ele tem como objetivo fazer as pessoas regularizarem sua situação e auxiliar os contribuintes, especialmente as pessoas hipossuficientes, ou seja, as que não têm condições de pagar para fazer uma declaração”. Outro projeto do Departamento de Ciências Contábeis é o Projeto Imposto de Renda (Projir), direcionado aos servidores da Universidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE