menu

Formalização cresce e número de MEIs se aproxima de 15 mil

Somente entre janeiro e abril o número e MEIs formalizados junto à Sala do Empreendedor cresceu 16,9% 


O número de empreendedores segue crescendo em Ponta Grossa. Somente através da Sala do Empreendedor, órgão agora vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda, entre os meses de janeiro e abril houve um incremento de 16,97% na formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) comparação com o mesmo período em 2018. As 589 formalizações saltaram para 689. Esse valor foi registrado mesmo com indicadores bastante positivos na geração de emprego no mercado formal, com 903 novos postos criados no trimestre, conforme informações do Caged, e em uma economia nacional ainda ‘patinando’, com crescimento do PIB estimado em 1% para o ano.

Tônia Mansani, coordenadora da Sala do Empreendedor, detalha o perfil dos empreendedores. Diferente do que ocorria há alguns anos, de desempregados que buscavam ‘desbravar’ o mundo empresarial para ter uma nova fonte de renda, hoje há diversas pessoas que já têm uma fonte de renda, mas que encontraram um novo filão no mercado. “São pessoas que viram na terceirização uma oportunidade para prestar serviço. São aqueles que já estão trabalhando, mas têm a possibilidade de complementar a renda ao empreender pela facilidade de abrir uma empresa através do MEI”, alega. Atualmente há 14,8 mil MEI’s em Ponta Grossa.

Justamente para auxiliar esse grande número de microempreendedores individuais, começou nesta segunda-feira (20) e segue até sexta-feira (24) a Semana do MEI. É uma semana nacional, promovida no Brasil pelo Sebrae, mas que em Ponta Grossa é executada pela Prefeitura (pelo fato de que o município tem sua própria política do MEI) e o Sebrae é um parceiro. O evento tem como foco apoiar a gestão do MEI e orientar a formalização de empreendedores interessados, e especialmente auxiliar os já formalizados com o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), cujo prazo para envio termina no dia 31 de maio. 

Também estão presentes diversos parceiros da Sala do Empreendedor, como instituições bancarias, (Bradesco, Santander), a Sociedade Garantidora de Credito e Fomento Paraná. “Os bancos privados estão com campanha diferenciada e agressiva, com benefícios e isenções aos MEIs”, diz Tonia, acrescentando que são benefícios não oferecidos pelos bancos públicos. “Não é no foco do crédito, mas na separação da Pessoa Física com a Pessoa Jurídica. A gestão empresarial, com a abertura de conta jurídica e cartão”, acrescenta. Também fazem parte da ação no município o Sebrae, a Acipg, o INSS, órgãos licenciadores e a Faculdade Sagrada Família, que está contribuindo com a DASN.


Empreendedores são incentivados a usar a Sala Virtual

Os totens de atendimento são uma das novidades para a Semana deste ano em Ponta Grossa. Através deles é feito o trabalho educativo para a adesão dos empreendedores à Sala do Empreendedor Digital, implementada em setembro do ano passado, que busca a emancipação dos MEIs da sala física. Segundo Tônia, é algo que vem funcionando: do início do mês até a tarde desta terça-feira (21) foram 2.192 acessos. É através desse projeto, encabeçado por Tônia Mansani, que o município concorre, através do chefe do executivo, ao prêmio “Prefeito Empreendedor” em âmbito nacional, promovido pelo Sebrae.


A Semana na região

Outros municípios dos Campos Gerais também integram a programação, como Irati, Prudentópolis, Imbaú, Arapoti, Telêmaco Borba, Ortigueira e Tibagi. Prudentópolis oferece consultorias e orientações sobre finanças nos dias 22 e 29 de maio, das 9 horas às 17 horas, na Sala do Empreendedor. Em Irati, nesta quinta-feira (23), a Sala do Empreendedor realiza o DesEnvolve MEI, com palestras sobre inovação e empreendedorismo. Em Arapoti, na Sala de Licitação da Prefeitura, acontece a oficina ‘Sei Controlar meu Dinheiro’, às 19 horas, na quarta-feira (22).  Já a Sala do Empreendedor de Ortigueira recebe, na quinta-feira (23), às 19 horas, o Seminário de Tributação, voltado para os pequenos negócios. No mesmo dia, a Sala do Empreendedor de Tibagi oferece o Seminário de Crédito, às 19 horas.

Últimas Notícias
Cotidiano 30/07/2019 ás 08:54h
Ponta Grossa 30/07/2019 ás 08:41h
Ponta Grossa 30/07/2019 ás 08:16h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/260000/cover_00269054_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades