PUBLICIDADE

Estudo revela viabilidade de Ceasa em PG

Imagem ilustrativa da imagem Estudo revela viabilidade de Ceasa em PG
-

Estudo mostra que a construção poderá atender os mais de 28 mil agricultores e produtores da região

O grupo de trabalho instituído para apresentar proposta de implantação da Central de Distribuição Agroalimentar dos Campos Gerais esteve reunido nesta terça-feira (28) na Prefeitura de Ponta Grossa para apresentar o ante projeto de viabilidade econômica e financeira do Ceasa no município. Conforme o levantamento realizado pelo estudo, a implantação de uma Ceasa na cidade, atendendo aos mais de 28 mil agricultores familiares e produtores rurais da região não seria apenas viável, como também tem potencial rentável e lucrativo.

“É um projeto que este grupo vem trabalhando já há algum tempo e verificar que a implantação de um Ceasa na cidade é viável e lucrativa nos traz ainda mais confiança na busca por este investimento. Com este estudo finalizado, vamos agora levar a proposta ao Governo do Estado e buscar os caminhos para tirar o projeto do papel. Nosso desejo é poder ver a unidade de Ponta Grossa da Ceasa em funcionamento já no próximo ano”, declara o prefeito Marcelo Rangel.

O estudo de viabilidade econômica e financeira da unidade da Ceasa em Ponta Grossa foi elaborado pelo grupo de trabalho já com as projeções da Central de Distribuição, tanto a parte da estrutura física do local, como também a estimativa de investimentos necessários, receitas mensais e custos operacionais. O modelo projetado para este centro seria o primeiro do país, com uma estrutura que contemplaria mais do que espaço apenas para compra e venda de alimentos, mas também um anfiteatro para eventos técnicos e uma área denominada Espaço de Ciência e Tecnologia, com foco na organização de pesquisas para visitações públicas.

“A efetivação desse projeto será um momento histórico para a região dos Campos Gerais. Por isso, pensamos em uma Ceasa com uma nova proposta, desenvolvido nos mesmos moldes de países de primeiro mundo. Além de não ser apenas um espaço para distribuição de alimentos, também queremos viabilizar o Ceasa Digital, permitindo que o produtor não precise necessariamente ter um box no local, mas possa também comercializar diretamente de sua propriedade”, adianta o diretor regional do Sebrae, Joel Franzim Junior.

Local poderá receber 400 produtores de hortaliças e frutas

O projeto prevê a implantação da Central de Distribuição em uma área de 5,4 mil m², com 40 boxes de 48 m², além do espaço conhecido como ‘área de pedras’, espaços menores sem estrutura fixa, com capacidade para até 400 produtores de hortaliças e frutas em dois períodos ao dia. O local também deve contar com uma área administrativa, de 900 m², divididos em três pavimentos, com setor bancário, comercialização de insumos, departamento administrativo, escritório Emater e um auditório para palestras, apresentações e treinamentos.Os estudos apontam que a Ceasa  Ponta Grossa apresentará lucratividade de 35,43% ao ano.

Informações das assessorias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE