PUBLICIDADE

Rangel busca áreas para ampliar Distrito Industrial

Com espaços escassos, Prefeitura já iniciou o processo de retomada 
de áreas de empresas que não cumpriram compromissos
Com espaços escassos, Prefeitura já iniciou o processo de retomada de áreas de empresas que não cumpriram compromissos -

Com áreas  mais escassas, prefeito relata que áreas são buscadas junto ao governo federal e ao do Paraná 

Ponta Grossa é reconhecida por ter o maior parque industrial do interior do Paraná. Somente na região do Distrito Industrial Cyro Martins, são dezenas de indústrias, dos mais variados portes, que integram um ‘pool’ bastante diversificado de grupos empresariais, sejam locais ou mesmo internacionais, pertencentes às maiores multinacionais do mundo. Nos últimos anos, a Prefeitura fez a cessão de áreas para a expansão de empresas locais e instalações de novas indústrias. Porém, com essa crescente ocupação do perímetro industrial, de áreas pertencentes ao município entregues à iniciativa privada, os espaços ficam cada vez mais escassos para novos investimentos. 

O empresário Otto Ferreira Neto, diretor da Forward Química do Brasil, coordenador do Núcleo do Distrito Industrial (NDI) de Ponta Grossa, reconhece a escassez de terrenos aptos para receber novos investimentos. Porém, lembra que a prefeitura está retomando algumas áreas já cedidas a empresas que não cumpriram com o que foi acordado com a prefeitura, especialmente com os prazos. São mais de dez terrenos em processo de retomada. “Serão futuras áreas colocadas à disposição daquelas empresas que estão na fila, de acordo com o projeto que demanda da Comissão de Desenvolvimento Industrial, a Codesi”, relata. Segundo ele, o Distrito Industrial de Ponta Grossa inclui cerca de 120 empresas. 

Contudo, a escassez futura não é um assunto que incomoda o prefeito Marcelo Rangel. Medidas já são avaliadas para que o município incorpore novas áreas que induzirão o desenvolvimento. “A questão referente à falta de novos terrenos será equalizada após não termos mais terrenos para doação. É interesse do Estado, tanto do Paraná quanto do Governo Federal, para que áreas do governo sejam transferidas ao município”, revelou o prefeito.

Segundo ele, com essas novas incorporações, Ponta Grossa poderá contar com uma grande área destinada ao empreendedorismo. “Ainda possuímos terrenos importantes, que podem alavancar ainda mais o Distrito como um dos maiores do Brasil. Temos que, acima de tudo, continuar este trabalho de desenvolvimento econômico”, acrescentou o prefeito.

Número de áreas não foi revelado

A reportagem do Jornal da Manhã e Portal aRede entrou em contato com a Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, para obter informações sobre o número de espaços disponíveis para doação, mas foi informada que essa é uma informação relativa, pois uma empresa pode ocupar o espaço que outras três podem ocupar, por exemplo, em relação ao tamanho delas. E que não é interessante falar em quantia disponível, “porque pode limitar ou influenciar futuras negociações”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE