PUBLICIDADE

Governo e Tetra Pak discutem logística reversa 

Imagem ilustrativa da imagem Governo e Tetra Pak discutem logística reversa 
-

O objetivo é fazer com que as duas empresas que trabalham nesse segmento no Estado, trabalhem juntas na logística reversa, reutilizando as embalagens pós-consumo

A equipe da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo recebeu nesta sexta-feira (14) representantes da empresa Tetra Pak, que produz embalagens cartonadas longa-vida. O objetivo do encontro foi discutir uma parceria voltada à logística reversa das embalagens para que sejam destinadas corretamente e, como consequência, gerar empregos e renda no Paraná. A empresa possui uma unidade fabril em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.     

Segundo o coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos da secretaria, Laety Dudas, a logística reversa desse material só tende a avançar no Estado. O recolhimento desses resíduos, acrescenta, não beneficia apenas o meio ambiente. Recicladores, as empresas que atuam no segmento e o Estado ganham com os novos produtos que podem ser produzidos com as embalagens como matéria-prima.

“A Tetra Pak reconhece a necessidade e já vem tratando suas embalagens, que têm um grande valor econômico e podem voltar para a cadeia produtiva, gerando outros materiais como telhas e cadernos”, explica Dudas.

A diretora de Economia Circular da empresa, Valéria Michel, destaca que a Tetra Pak tem trabalhado bem próxima ao Estado do Paraná, buscando ampliar parcerias e a coleta seletiva e a reciclagem. “O caminho que deixa o Paraná como referência na coleta seletiva são os programas de capacitação nas cooperativas e ações de educação junto à população, o que a empresa já tem feito e espera ampliar com essa parceria”, destaca a

O objetivo da secretaria é fazer com que as duas empresas que trabalham nesse segmento no Estado, embora concorrentes comercialmente, trabalhem juntas na logística reversa, reutilizando as embalagens pós-consumo. “É uma necessidade do planeta e acho que o Paraná vai dar uma grande demonstração se conseguirmos colocar as duas indústrias que estão no Estado trabalhando em conjunto”, explica Dudas.

Fábrica foi inaugurada há 20 anos

A unidade da Tetra Pak está instalada em Ponta Grossa há exatos 20 anos, completados no último dia 8 de junho. Na época da inauguração da fábrica, em 1999, os investimentos somaram mais de R$ 100 milhões. Quinze anos depois, em 2014, novos aportes foram concretizados, cerca de R$ 200 milhões, a fim de ampliar a capacidade produtiva da unidade e expandir a variedade de formatos e tamanhos de embalagens produzidos na unidade. A unidade é a terceira maior do grupo no mundo em volume de produção, capaz de fabricar 13 bilhões de unidades por ano.

Com informações da AEN

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE