menu

Governo e Tetra Pak discutem logística reversa 

O objetivo é fazer com que as duas empresas que trabalham nesse segmento no Estado, trabalhem juntas na logística reversa, reutilizando as embalagens pós-consumo

A equipe da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo recebeu nesta sexta-feira (14) representantes da empresa Tetra Pak, que produz embalagens cartonadas longa-vida. O objetivo do encontro foi discutir uma parceria voltada à logística reversa das embalagens para que sejam destinadas corretamente e, como consequência, gerar empregos e renda no Paraná. A empresa possui uma unidade fabril em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.     

Segundo o coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos da secretaria, Laety Dudas, a logística reversa desse material só tende a avançar no Estado. O recolhimento desses resíduos, acrescenta, não beneficia apenas o meio ambiente. Recicladores, as empresas que atuam no segmento e o Estado ganham com os novos produtos que podem ser produzidos com as embalagens como matéria-prima.

“A Tetra Pak reconhece a necessidade e já vem tratando suas embalagens, que têm um grande valor econômico e podem voltar para a cadeia produtiva, gerando outros materiais como telhas e cadernos”, explica Dudas.

A diretora de Economia Circular da empresa, Valéria Michel, destaca que a Tetra Pak tem trabalhado bem próxima ao Estado do Paraná, buscando ampliar parcerias e a coleta seletiva e a reciclagem. “O caminho que deixa o Paraná como referência na coleta seletiva são os programas de capacitação nas cooperativas e ações de educação junto à população, o que a empresa já tem feito e espera ampliar com essa parceria”, destaca a

O objetivo da secretaria é fazer com que as duas empresas que trabalham nesse segmento no Estado, embora concorrentes comercialmente, trabalhem juntas na logística reversa, reutilizando as embalagens pós-consumo. “É uma necessidade do planeta e acho que o Paraná vai dar uma grande demonstração se conseguirmos colocar as duas indústrias que estão no Estado trabalhando em conjunto”, explica Dudas.


Fábrica foi inaugurada há 20 anos

A unidade da Tetra Pak está instalada em Ponta Grossa há exatos 20 anos, completados no último dia 8 de junho. Na época da inauguração da fábrica, em 1999, os investimentos somaram mais de R$ 100 milhões. Quinze anos depois, em 2014, novos aportes foram concretizados, cerca de R$ 200 milhões, a fim de ampliar a capacidade produtiva da unidade e expandir a variedade de formatos e tamanhos de embalagens produzidos na unidade. A unidade é a terceira maior do grupo no mundo em volume de produção, capaz de fabricar 13 bilhões de unidades por ano.


Com informações da AEN

Últimas Notícias
Cotidiano 28/07/2019 ás 16:19h
Cotidiano 28/07/2019 ás 15:37h
Ponta Grossa 28/07/2019 ás 11:31h
Ponta Grossa 28/07/2019 ás 10:57h
Cotidiano 28/07/2019 ás 10:28h
Esporte 28/07/2019 ás 09:56h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/260000/cover_00268815_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades